Hélio Schwartsman

    Hélio Schwartsman nasceu em nove de julho de 1965, em São Paulo, capital, é bacharel em Filosofia e jornalista desde 88. Concluiu o curso de Filosofia aos 22 anos, na FFLCH, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

    Na Folha, desde 1998, ocupou diferentes funções. Foi, entre outros, editor de Mundo e de Opinião e passou a integrar o corpo de articulistas.

    Em outubro de 2011, Hélio Schwartsman passou a assinar a coluna da página 2, e desde essa data passou a escrever a coluna todos os dias, exceto às 2ªs, assinando a coluna seis vezes por semana.

    Hélio é o autor de Aquilae Titicans – O Segredo de Avicena – Uma Aventura no Afeganistão de 2001, lançado pela Geração Editorial. De acordo com a sinopse da editora, o romance traz a história de uma expedição de brasileiros que atravessa o Irã, o Afeganistão e o Paquistão em busca de uma biblioteca perdida que reúne todos os saberes de todos os povos. Mas o insólito grupo não está só nessa busca. Rivais que também ficaram sabendo do segredo de Avicena farão o que puderem para pôr as mãos em tesouros científicos e arqueológicos de valor incalculável, numa trama surpreendente que mistura filosofia, aventura, fanáticos do Taleban, russos e brasileiros com muito humor, sexo, espionagem e política.

    O livro é considerado, profético já que foi escrito em 1999, antes do atentado às torres gêmeas. Nele Schwartsman “tem uma imaginação delirante e uma crueldade mortal com seus personagens”, de acordo com os comentários da editora, e faz uma “mistura filosofia, ciência, aventura, busca de tesouros científicos e arqueológicos de valor incalculável, sexo – muito sexo, e sexo violento – fanatismo e espionagem política. O resultado “é puro espanto”.

    Em 2014 segue como articulista e colunista da Folha e escreve de terça a domingo. Debateu na sua coluna o primeiro beijo entre homens gays na novela da Globo. Escreve para a Folha Online às quintas.

     

     

    Atualizado em fevereiro/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://www1.folha.uol.com.br/colunistas/

    [email protected] (o e-mail do jornalista é divulgado diariamente pelo jornal FSP.)

    https://www.facebook.com/pages/H%C3%A9lio-Schwartsman/214356705267227?id=214356705267227&sk=info

    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=605283&sid=14124815315125551916917653

    http://geracaoeditorial.com.br/blog/aquilae-titicans/