Heraldo Pereira

    Nascido em Ribeirão Preto (SP) em 1º de setembro de 1961, Heraldo Pereira de Carvalho atua no jornalismo em televisão desde 1980. Em 2002, passou a apresentar o Jornal Nacional nos rodízios de apresentadores do jornal e nas folgas de William Bonner e de Fátima Bernardes. Foi agraciado com a oitava edição do Troféu Raça Negra, em 2010, na categoria Jornalismo  – Apresentador/Repórter.

    Aos 20 anos, já como repórter da TV Globo em Ribeirão Preto, foi transferido para a TV Campinas e começou a estudar Jornalismo na PUC, onde se formou. Em 1985, foi para a redação da TV Globo São Paulo. Depois de um período como repórter dos telejornais locais, passou a fazer matérias para o Jornal Nacional. Em 1987, transferiu-se para a sucursal da emissora em Brasília. Desde então, acompanha de lá o dia a dia da política no País.

    Participou de coberturas importantes, como a promulgação da Constituinte de 1988, as eleições presidenciais de 1989 e a decretação do Plano Brasil Novo. Em setembro de 1991, fez para o Fantástico uma reportagem na África do Sul sobre os acordos entre o governo local e os grupos negros para acabar com o apartheid no país. Nesse período, também acompanhou uma visita do então presidente Fernando Collor de Mello a países como Namíbia e Angola. Logo depois, cobriu o processo de impeachment de Collor e diversas eleições, como as de 1994, 1998, 2002 e 2006. Foi o mediador de alguns debates entre candidatos a governador.

    Em 2001, estreou como apresentador na bancada do DFTV e do Bom Dia DF. Em 2002, também apresentava um bloco com o noticiário político no Bom Dia Brasil e no Jornal das Dez da Globo News. Em 2007, passou a ser comentarista político do Jornal da Globo.

    Desde 1988, é casado com a também jornalista Cecília Maia.

    Heraldo cita a cobertura do acidente de João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, em Campinas, interior de São Paulo, em dezembro de 1981, como o acontecimento mais marcante da sua carreira.

    Para os que estão começando no jornalismo, recomenda ‘Muita leitura, obstinação, dedicação. É preciso se preparar cada dia mais, acadêmica ou informalmente, empenhar-se com afinco’.

    Em 2014 Heraldo Pereira recebeu do Prêmio Engenho de Comunicação homenagem especial.

    No Ranking J&Cia Região Centro-Oeste foi classificado entre os Mais Premiado Jornalista Brasileiro em 2014, na segunda posição, empatado com 55 pontos, com os repórteres do Correio Braziliense Diego Amorim e Simone Kafruni.

    Em maio de 2015 foi um dos participantes do 7o Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia sediado em Brasília.

    Foi eleito entre os ‘+ admirados jornalistas brasileiros – Top 100 e ficou entre os TOP 10 da Regional Centro-Oeste, em 2015.

     

    Atualizado em novembro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Jornalistas&Cia – Edição 1028

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/em-ranking-j-cia-em-regiao-centro-oeste-%C2%A0dimmi-amora-maior-ano

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/em-premio-engenho-comunicacao-em-define-finalistas-br

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/brasilia-sedia-em-7-sup-o-sup-forum-liberdade-imprensa-democracia-em-

    Wikipédia atualizada em 16 de março de 2011

    Memória Globo  atualizado em fevereiro 2004