Heródoto Barbeiro

    Heródoto Barbeiro nasceu em São Paulo (SP), em 28 de março de 1946. Apaixonado por carros e espelhando-se na profissão do pai, chegou a ser auxiliar de mecânico na adolescência. Formado em História pela Universidade de São Paulo (USP/SP), onde também cursou pós e mestrado, além de lecionar por quase 20 anos, ainda cursou Direito, também na USP, e Jornalismo na Fundação Cásper Líbero.
     
    Atuou na Rádio CBN e na TV Cultura, onde foi apresentador do Jornal da Cultura. Foi colunista do jornal O Diário de S.Paulo e da revista Imprensa, além de ter artigos publicados em diversos jornais e revistas. A carreira na televisão começou na década de 1970 na TV Gazeta, no programa Show de Ensino, que unia jornalistas e professores explicando os fatos mais recentes.
     
    Sem graduação na área, cursou Jornalismo após um convite para trabalhar na rádio Jovem Pan. Participou da criação da rádio CBN, onde foi âncora e gerente de jornalismo do Sistema Globo de Rádio. Na TV Cultura foi apresentador de vários programas. Esteve no comando do Roda Viva em duas ocasiões: entre 1994 e 1995, e entre 2009 e 2010. No final de fevereiro de 2011, desligou-se da emissora, onde estava desde 1989, e da rádio CBN, onde ingressou em 1991, quando a rádio foi criada, e assinou contrato com a Rede Record.
     
    Desde então, é o apresentador e editor-chefe do Jornal da Record News. Participa, também do programa semanal Brasil em Discussão e edita o Blog do Barbeiro – Barba, Bigode e Cabelo, no portal R7 desde maio de 2011. Comanda, ainda, o seu próprio site e produz uma newsletter.
     
    É autor de mais de dez livros, transitando com desenvoltura por temas que vão do budismo e filosofia aos de ciências sociais e políticas e aos de comunicação, como o Manual de Telejornalismo e Radiojornalismo – Produção, Ética e Internet (esse último em parceria com Paulo Rodolfo de Lima).
     
    Em sua carreira, conquistou inúmeros prêmios, sendo quatro Comunique-se, quatro APCA (da Associação Paulista dos Críticos de Arte), um da Unesco e um Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo. Integra a Galeria de Mestres do Jornalismo do Prêmio Comunique-se.
     
    Passou a se interessar pelo budismo quando ainda era estudante do curso de História na USP. Recebeu da comunidade budista Soto Zen Shu o título de monge budista leigo, o qual lhe confiou o nome de um de seus patriarcas, Gento Ryotetsu.
     
    Torcedor do Sport Club Corinthians Paulista, é proprietário da Reserva Mahayana na Mata Atlântica e apoiador da Sociedade Ambiental (Amigos) de Taiaçupeba (SAT).
     
    Em março de 2015 Heródoto Barbeiro – desde 2011 na Rede Record – renovou por três anos seu contrato com a Record News, como apresentador e é editor-chefe do Jornal da Record News, no ar diariamente às 21 horas. Além das atribuições na emissora, Heródoto mantém o Blog do Barbeiro – Barba, Cabelo e Bigode, no portal R7. 
     

    Foi indicado entre os três finalistas do Prêmio Comunique-se em sua reta final, em agosto de 2015, com a abertura da terceira fase de votação, que definirá os grandes-vencedores. Em sua 13ª edição a premiação conquistou recorde de participação, com mais de 430 mil votos nas primeiras fases da disputa. Heródoto Barbeiro, foi indicado pelo trabalho desenvolvido na Record News, na categoria TV.

    Em setembro de 2015 Heródoto Barbeiro lançou o livro Provocações corporativas (Alta Books). Na obra reúne uma dezena de fictícias (e realistas) reuniões de cinco gestores e gestoras de uma grande empresa (fictícios também, mas imersos na realidade) que decidem se encontrar de modo programado para, como diria Paulo Freire, fazer a “leitura do mundo”.

    Foi eleito em 2015 entre ‘Os + admirados jornalistas brasileiros – Top 50’ e é o 5º colocado da Regional Sudeste. A votação é realizada por Jornalistas&Cia em parceria com a Maxpress.  

    Com Heródoto Barbeiro no comando, o JR News comemora com festa o aniversário de 5 anos, em 25 de maio de 2016, em um talk show na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. Com entrada gratuita, o evento terá convidados especiais para falar sobre os Rumos do Brasil: os comentaristas do JRN Ricardo Kotscho, Nirlando Beirão (que falarão de política) e Richard Rytenband (economia e negócios), a editora-chefe Maria das Neves, o diretor Ailton Mineiro Nasser e o diretor de Conteúdo do R7 Luiz Pimentel. Haverá também apresentação da banda Tihuana.

     
     
     
    Atualizado em maio/2016 – Portal dos Jornalistas
    Fontes:
    Jornalistas&Cia – Edição 1028
    arquivo BPress/Engel Paschoal