João Paulo Cunha

    João Paulo Pinto da Cunha nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 17 de maio de 1959. É formado em Psicologia, Pedagogia, Filosofia e Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

    Iniciou sua carreira jornalística em 1989, como Assessor de Imprensa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, onde trabalhou durante oito  anos.

    Em 1996, foi convidado a assumir o cargo de Subeditor do caderno Gerais do Jornal Estado de Minas. Posteriormente, foi promovido a Editor  do caderno de Cultura e do suplemento Pensar, função que vem exercendo há 14 anos.

    Em 2009, publicou o livro “Elomar – O Cantador do Rio Gavião”, uma obra que conta a vida do cantor Elomar que acompanhou a caixa com as partituras do cancioneiro do compositor. Também é autor de “Em busca do tempo presente”, lançado em 2011 pela editora Comunicação de Fato. Esse último é uma seleção dos melhores ensaios publicados pelo jornalista aos sábados, no suplemento Pensar.

    Sempre buscou defender em seus textos a necessidade de praticar um jornalismo reflexivo e crítico, sem deixar de lado a boa informação.

    João Paulo também atuou como pesquisador da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais e foi professor da PUC Minas e do Centro Universitário Newton Paiva nas áreas de psicologia, ética e sociologia.

    Atualizado em 16 de fevereiro de 2012 – Portal dos Jornalistas/MG

    Fonte: Informações fornecidas pelo próprio jornalista.