Jorge Silveira

    Jorge Silveira nasceu em Belo Horizonte (MG), em 16 de junho de 1944. Mudou para Montes Claros (MG) em 1960. É filho do escritor Geraldo Tito Silveira e de Maria José Nunes Silveira.

    Jornalista profissional desde 1962, quando iniciou sua carreira no Diário de Montes Claros (MG), como repórter esportivo. Posteriormente, foi promovido a editor do jornal. Em 1968, assumiu a direção da revista Encontro (MG), função que exerceu durante dois anos. Na sequência, foi diretor do Jornal do Norte (MG).

    Entre 1977 e 2007, atuou na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), onde assumiu diversos cargos, dentre eles: secretário executivo, chefe da área de Administração, diretor regional e vice-presidente da Associação dos Empregados e chefe da Assessoria de Comunicação Social.

    Foi editor do programa Norte de Minas Rural na TV Montes Claros (MG), de 1989 a 1994. Na mesma época, foi editor também do programa Bom Dia, Norte de Minas. Assinou, durante anos, as colunas Do Outro Lado da Bola, Falando de Bola e Flashes e Comentários no Diário de Montes Claros e foi editor do jornal O Berrante (MG), da Sociedade Rural de Montes Claros.

    É apresentador do programa Frente a Frente, no canal 20 da Mastercabo, e comentarista político em diversas mídias. Também assina a coluna Encontro Marcado do Jornal de Notícias (MG) e é colaborador da revista Tempo (MG) e do site Minasnews.

    Foi o primeiro jornalista a receber o título de Personalidade do Ano, no setor de Imprensa, concedido pelo cronista social Theodomiro Paulino, e o primeiro a ser agraciado pela Câmara Municipal de Montes Claros com a Comenda de Melhor Repórter na cobertura dos trabalhos legislativos. Foi agraciado também como Destaque da Imprensa pelo cronista Laércio Pimenta, em 1991.

    É membro da Academia Montesclarence de Letras e membro da Academia de Cultura, Letras e Artes do Vale do São Francisco (Aclecia). Por duas vezes ganhou o primeiro lugar em concurso de contos promovido pela Academia Montesclarense de Letras. Também foi premiado com uma Menção Honrosa em concurso de contos promovido pela Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo (SP).

    Completou 50 anos de Jornalismo em 2012, sendo um dos mais antigos profissionais ainda em atividade em Montes Claros. Nesse período, escreveu mais de 10 mil artigos e crônicas, publicados nos mais diversos órgãos da imprensa local, como nos jornais Diário de Montes Claros, Jornal do Norte, Jornal de Montes Claros e Jornal de Notícias, nas revistas Montes Claros em Foco, Encontro, Tempo e O Parnaso, e nos sites MontesClaros, Minasnews e Minaslivre.


    Atualizado em 29 de agosto de 2012 – Portal dos Jornalistas/MG
    Fonte:
    Informações fornecidas pelo próprio jornalista