José Aparecido Miguel

    José Aparecido Miguel é jornalista formado pela PontifíciaUniversidade Católica de Campinas/SP. Completou em 2011 30 anos de experiência emjornais, rádio, televisão e assessoria de imprensa.

    Na Mais Comunicação, empresa que fundou ao lado de suaesposa, criou os jornais internos da Petrobrás nas unidades de Paulínia(Replan) e São José dos Campos, desenvolveu publicação sobre defesa doconsumidor para funcionários do Pão de Açúcar e de informática para a Kaiser,produziu publicações para a Rhodia Agro, vídeo institucional para a Replan,entre outras ações. Editou a revista The Brazilian Market e o Boletim Comercialda Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

    Foi assessor do candidato ao Senado Federal, pelo PMDB, GuilhermeAfif Domingos e, para o período do segundo turno da eleição ao Governo doEstado de São Paulo, integrou a equipe de assessores do candidato Luiz AntonioFleury Filho, então no PMDB. De 1990 a 1994, foi, sucessivamente, Coordenador das Assessoriasde Imprensa do Estado, Coordenador de Imprensa do Gabinete do Governador eCoordenador de Comunicação do Governo do Estado, na Administração de LuizAntonio Fleury Filho. Afastou-se, no período, dos serviços da Mais Comunicaçãoe Editora Ltda. Foi, em 1976, professor assistente de Jornalismo Comparado noInstituto de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica de Campinas(SP)-Terceiro ano, diurno e noturno.

    Trabalhounos jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, O Globo, Gazeta Mercantile Jornal do Brasil, onde foi editor-executivo. Foi redator-chefe daEPTV-Campinas, afiliada da Rede Globo de Televisão e atuou também na RádioEldorado-São Paulo. 

    É criador do site de jornalismo colaborativo Brasilwiki (www.brasilwiki.com.br),que mais tarde foi transferido para a página do Jornal do Brasil na internet.

     

     

    Atualizado em Novembrode 2011 ? Portal dos Jornalistas