José Augusto Pinheiro

    José Augusto Pinheiro nascido e residente na Vila Galvão, Guarulhos, SP, é formado em Ciências Jurídicas e Sociais pelas Faculdades Integradas de Guarulhos (1986) e pós-graduado em Marketing e Propaganda pela Universidade São Judas Tadeu (2007).

    É radialista, jornalista e professor de Radiojornalismo no curso de Jornalismo das Faculdades Integradas Torricelli que também é localizada em Guarulhos, SP.

    Mestre de cerimônia desde 1984, Pinheiro, atua em eventos sociais e empresariais. Além de mestre, José é autor de um livro de crônicas positivistas Novo Amanhecer, também membro da Academia Guarulhense de Letras – AGL e do Rotary Club Guarulhos Sul.

    É âncora do RBN Notícias, da Rádio Boa Nova, de Guarulhos (1450 AM / 1080 AM) que vai ao ar de 2ªs às 6ªs feiras, das 18h às 19h, com a produção de Eliete Ribeiro.  

    Pinheiro é reconhecido na cidade pela gentileza e boa vontade nas relações interpessoais razão que o levou a ser escolhido como personagem guarulhense para ilustrar o Dia Mundial da Gentileza, comemorado em 13 de novembro. Tradição na cidade, a data é reservada para ressaltar gestos de cidadania que deveriam ser comuns no dia a dia.

    José Augusto contou em entrevista à rádio web Boa Nova que “teve uma vida muito humilde quando era criança. Mas nem por isso sua mãe e seu pai deixaram de ensiná-lo regras básicas, como a ser honesto para conquistar suas coisas de forma digna, para que ele andasse sempre de cabeça erguida”.

    Ele conta que, desde menino, sempre gostou de ouvir rádio e se tornou um sonho trabalhar com comunicação. Durante 18 anos trabalhou como bancário, quando tinha uma vida confortável. Mas há cerca de 20 anos (1994), resolveu abrir mão do trabalho e seguir seu sonho. “Pensei: vou sair porque não quero viver a nostalgia do que eu não fiz”, revela.

    José Augusto diz que o sorriso é um presente que você oferece a quem cruzar o seu caminho, independentemente de conhecer ou não aquela pessoa. “Eu vejo a generosidade como uma oportunidade. Você planta e vai colher na medida da necessidade e não no momento que você quer”. E vai além: “Eu creio no conceito da sincronicidade, as coisas acontecem no tempo de Deus”.

    Em 1º de dezembro o âncora do programa RBN Notícias, da Rádio Boa Nova, de Guarulhos, abriu espaço para conversar com o também jornalista Hamilton Almeida e o radialista Osvaldo Tassi sobre a importância científica do Padre Roberto Landell de Moura, o verdadeiro inventor do rádio. A vida e obra do padre-cientista, que ainda é relativamente pouco conhecida da maioria dos brasileiros, passará a ser ensinada nas escolas municipais de Porto Alegre, sua terra natal, a partir de 2015, conforme projeto de lei já aprovado e que aguarda a sanção do prefeito da capital gaúcha. Na Câmara Municipal de São Paulo tramita um projeto de lei semelhante.

     

     

    Atualizado em dezembro/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Entrevista a – http://www.guarulhosweb.com.br/noticia.php?nr=77894&t=Jose+Augusto+Pinheiro+mas+pode+chamalo+de+senhor+gentileza

    http://radioboanova.com.br/

    http://radioboanova.com.br/ouca-ao-vivo/?player=HP