Juca Rodrigues

    Juca Rodrigues é fotógrafo, jornalista e professor, formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (Facasper/SP) em 1984, com especialização em Criação Visual e Multimídia pela Universidade São Judas Tadeu (Usjt/SP) em 2006.
    Em 2011, completou 25 anos de carreira, sempre trabalhando com fotografia em diferentes áreas como fotojornalismo, publicidade e mídias digitais.
    Em 1984 ingressou como fotógrafo no Jornal A Gazeta Esportiva e em 1991 no jornal A Folha da Tarde.
    Trabalha na IstoÉ desde 1991. Nos primeiros nove anos como fotógrafo, depois, durante sete anos, como editor das áreas de Entretenimento e Sociedade e Economia e Negócios da IstoÉ Online. Em 2007 assumiu a editoria do Núcleo de Fotografia da Agência IstoÉ, sendo responsável pelas imagens das revistas IstoÉ Gente, Menu e IstoÉ Platinum, publicadas pela Editora Três. É também professor de fotografia para os cursos de Comunicação Social,  na Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo.
    Além de ter passado por grandes redações e editorias de São Paulo, Juca Rodrigues pôde vivenciar situações inusitadas trabalhando em três diferentes Copas do Mundo (1994, 1998 e 2010). Em uma delas, por exemplo, teve o privilégio de estar atrás do gol, em 1994, quando o italiano Roberto Baggio desperdiçou o pênalti, entregando o tetracampeonato à Seleção Brasileira.
    Como bom apaixonado por fotografia, seus trabalhos não se encerram nas grandes mídias. Inspirado pela ideia do trânsito, onde as pessoas passam boa parte do tempo de algum carro, seja num ônibus, num táxi, seja dirigindo ou mesmo de carona, Juca Rodrigues criou o projeto fotográfico Da Janela. Trata-se do acervo de parte dos registros fotográficos em que Juca olha sensivelmente o mundo através da janela de um automóvel. As imagens registradas por ele não são enquadradas, montadas ou editadas, dando margem à beleza do acaso.
    Em 2010, parte do acervo de Da Janela virou exposição, circulando pela Livraria Cultura nas cidades de São Paulo, Campinas, Porto Alegre, Brasília, Recife e Fortaleza.
    Fontes:
    Perfil de Juca Rodrigues no Linkedin