Laerte Rímoli

    Laerte de Lima Rimoli nasceu em Salvador (BA), é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiânia/Goiás, desde 1977. Com Goiás, sua única ligação é uma casa que tem em Pirenópolis, onde passa fins de semana.

    Com mais de 40 anos de atuação fez a carreira profissional em Brasília e, durante pouco tempo, no Rio e Salvador (BA).

    No início da trajetória no jornalismo foi um dos editores do Fantástico e diretor regional de jornalismo da TV Globo no Rio de Janeiro. Ficou na Rede Globo por dois anos e meio, de dezembro de 1996 a abril de 1999.

    Responsável pela cobertura jornalística da cidade do Rio de Janeiro, durante a função de diretor coordenou uma equipe de 140 pessoas. Determinava o conteúdo do material feito no Rio de Janeiro e veiculado em sete jornais eletrônicos (entre locais e nacionais).

    A partir de fevereiro de 2007 assumiu como secretário parlamentar da Câmara Federal dos Deputados, Brasília. De acordo com a carreira descrita no LinkedIn ficou no cargo até 2016, concluindo uma trajetória de 9 anos 4 meses. Na instituição prestou assessoria de comunicação a parlamentares, fez acompanhamento de audiências com autoridades da República e fez a divulgação dos atos parlamentares na base de apoio dos políticos. Foi diretor de comunicação da Câmara durante a gestão do presidente afastado da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ – fevereiro 2015/maio 2016).

    Laerte Rimoli trabalhou na coordenação da comunicação da campanha de Aécio Neves na eleição de 2014. Anteriormente, o jornalista foi chefe da assessoria de Comunicação Social do Ministério do Esporte e do Turismo durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1 de janeiro/1995 – janeiro/2003).

    Conforme decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 20 maio de 2016 o presidente interino, Michel Temer (PMDB-SP), nomeou Rimoli para o cargo de diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação. A EBC coordena a programação da TV Brasil, na TV Brasil Internacional, na TV NBR, no portal EBC, na Agência Brasil, na Radioagência Nacional e nas oito emissoras de Rádio EBC.

    Apesar do histórico de relações políticas, Rimoli afirmou que EBC “não pode servir a outros propósitos que não seja o propósito da informação.” Junto com Rimoli foi nomeada a jornalista Christiane Samarco como diretoria-geral da EBC. O jornalista e diplomata Pedro Luiz Rodrigues foi convocado para gerenciar a comunicação internacional do governo.

    Disse também que pretende devolver à EBC para os brasileiros e para os jornalistas que fazem a empresa. “Nós vamos devolver esta empresa para a sociedade brasileira e vamos fazer o básico, que é jornalismo. Jornalismo como nós todos conhecemos, arroz com feijão. A empresa não pode servir a outros propósitos que não seja o propósito da informação”, disse.

    “Então vocês não verão mais jabutis aqui dentro, vocês verão jornalistas e pessoas comprometidas com essa estrutura que foi muito maltratada esses anos todos”, completou Rímoli.

     

     

    Atualizado em maio/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://br.linkedin.com/in/laerte-rimoli-6a3a7023

    https://lucianoayan.com/2016/05/20/laerte-rimoli-diz-que-devolvera-ebc-a-sociedade/

    http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2016/05/governo-interino-nomeia-novo-presidente-da-ebc-9031.html

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-elo-entre-a-globo-e-cunha-na-censura-promovida-pela-tv-camara-por-kiko-nogueira/laerte-rimoli/

    http://novojornal.jor.br/cult/temer-nomeia-laerte-rimoli-novo-presidente-da-ebc

    http://www.diariodopoder.com.br/artigo.php?i=40037088202

    http://www.ebc.com.br/institucional/sobre-a-ebc/noticias/2016/05/jornalista-laerte-rimoli-assume-a-presidencia-da-ebc