Leandro Beguoci

    Leandro Humberto Pereira Beguoci nasceu em Caieiras /SP em 11 de novembro de 1982. É formado pela Faculdade Cásper Líbero e tem mestrado em Governança de Mídia e Comunicações pelo London School of Economics, em Londres, Inglaterra.

    Iniciou a carreira como estagiário de economia da revista Veja, em 2004. No ano seguinte passou para a reportagem do caderno de política da Folha de S.Paulo, onde ficou até 2008.

    Em 2008, Leandro foi para a secretaria de redação do portal iG, em São Paulo/SP. Após uma breve volta à revista Veja, entre abril e setembro de 2009, como repórter, o jornalista criou a agência de notícias do iG, na capital paulista.

    Durante a trajetória no jornalismo Leandro foi entrevistado pela Folha de S.Paulo sobre a visita do papa Bento 16 e no mesmo mês escreveu sobre ele. Os dois momentos:  (maio/2007 e  (maio/2007). Escreveu ainda sobre Edward Snowden, ex-técnico da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA), que denunciou as escutas internacionais dos governos de Estados Unidos e Reino Unido (6 de janeiro de 2014).

    Em janeiro de 2012, aceitou o desafio de ser editor-chefe do online do canal Fox Sports, recém-chegado em terras brasileiras. Criou o departamento de internet do grupo FOX no Brasil.

    Em 2013, se tornou editor-chefe da F451, empresa que publica o Gizmodo e a Trivela. Também é professor da pós-graduação em comunicação multimídia da FAAP, professor da Escola São Paulo, colunista da revista VIP, editor da revista digital Oene e membro da OrbitaLAB (um laboratório de inovação em jornalismo e comunicação).

    Ao lado de Mariana Castro, diretora da F451, criou o primeiro debate político-eleitoral da internet brasileira. Em janeiro de 2014, foi entrevistado pelo jornal The New York Times por causa de seu ensaio sobre os “rolezinhos”: Brazil's Latest Clash With Its Urban Youth Takes Place at the Mall … In a widely distributed essay on the rolezinhos, Leandro Beguoci, the editor in chief of F451 Digital, a new media start-up, cautioned against ….

    Iniciou 2015 como fellow do programa Entrepreneurial Journalism (Empreendedorismo em Jornalismo), oferecido pela Universidade da Cidade de Nova York, Centro Tow-Knight. Durante os quatro meses em que permanecerá em Nova York, segue tocando suas atividades no F451. Beguoci explicou o curso oferece “é um dos programas mais legais e desafiadores do mundo. É basicamente pensar em formas de fazer jornalismo na transição digital – com produtos, serviços e relevância pública. Vou ficar quatro meses em NY”.

     

     

    Atualizado em Janeiro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Informações conferidas pelo jornalista