Lenise Pinheiro

    Lenise Pinheiro nasceu em 1960, em São Paulo (SP). Abandonou os cursos de Arquitetura e de Rádio e Televisão, que fazia na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap/SP), passando a se dedicar inteiramente à Fotografia, ao Teatro e à Iluminação a partir de 1982, influenciada pelo ator e fotógrafo teuto-brasileiro Fredi Kleemann (1927-1974).
    Começou a acompanhar e documentar as produções dos mais importantes diretores brasileiros. Teve destaque a partir da volta de José Celso Martinez Corrêa do exílio, fotografando a peça As Boas, de Jean Genet (1910-1986), no Centro Cultural São Paulo, em 1991. Já no reinaugurado espaço Oficina Uzyna Uzona, em 1993, documentou a montagem da peça Ham-let, adaptada de William Shakespeare (1564-1616), e acabou por vincular-se ao grupo.
    Destacou-se, também, por documentar espetáculos dirigidos por, entre outros, Antunes Filho, Gerald Thomas, Fauzi Arap, Monique Gardemberg, Aderbal Freire Filho, Marco Antonio Rodrigues, Marco Antonio Braz, Marcelo Drummond, Nehle Franke, Ulysses Cruz, Romero de Andrade e Lima, Bia Lessa e Daniela Thomas. Tornou-se a fotógrafa oficial de todas as edições do Festival de Teatro de Curitiba (PR), entre 1992 e 1997.
    Participou de 32 mostras de fotografia ? sete coletivas e 25 individuais ?, sempre mantendo o foco no Teatro. Concorreu ao Prêmio Shell 1996, na categoria Especial, por seus registros fotográficos em teatro, e à edição de 2007, pela iluminação de Inocência no Teatro dos Satyros. Além disso, fez still de cinema, capas de discos, gravações de novelas, programas e comerciais de televisão.
    Em 1998, começou a dedicar-se mais à carreira jornalística, publicando regularmente fotos no jornal Folha de S.Paulo e no UOL Entretenimento. Adotou de vez a técnica digital em 2005. A partir de março de 2007, passou a editar, com o jornalista Nelson de Sá, o Cacilda ? Blog de Teatro, alocado no portal UOL.
    Publicou o livro 10 Anos de Fotografia de Palco (Sesc/Senac, 2008), com 571 fotos, divididas nos blocos Camarim, Ensaios Pessoais, Figurinos, Cenários, Iluminação e Cenas, e com textos de personalidades do mundo do teatro, como Antunes Filho, Daniela Thomas, Otávio Frias Filho, Ney Latorraca, Nelson de Sá e Zé Celso Martinez Corrêa.
    Atualizado em dezembro de 2012
    Fontes: