Luciano Martins Costa

    Luciano Martins Costa nasceu em Registro, Vale do Ribeira (SP), mora em São Paulo. É formado em Jornalismo pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo. É mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, possui especializações em Quality Management (Juran Institute), Liderança Situacional (IMAM) e Desenvolvimento Empresarial (Fundação Dom Cabral)

    Foi editor executivo do Estadão, onde criou e dirigiu até 1999 o projeto digital do jornal; lá também passou pelos cargos de editor de primeira página, editor de opinião e colunista de Política. Antes trabalhou na Agência Folhas, na Abril Cultural e na revista Veja.

    Participou do projeto Periódico Ideal, a convite do escritor e jornalista Gabriel Garcia Marquez, é conferencista com experiência internacional.
    Diretor de empresa de educação de executivos com foco em projetos de reestruturação e gestão do conhecimento (Amaná-Key).

    No jornalismo corporativo atuou ainda como diretor de Prática Corporativa na Burson-Marsteller (Grupo WPP). Foi assessor de comunicação no Grupo Tupy Fundições, com funções adicionais de gestão das ações de responsabilidade social e capacitação de gerentes e diretores para projeto de internacionalização da empresa.

    Criou e dirigiu até 2013 o curso Gestão de Mídias Digitais, no Programa de Educação Continuada da FGV-SP. Ainda na GV, foi publisher da revista Adiante, a primeira revista brasileira de negócios com foco em sustentabilidade, projeto de sua autoria.

    Ministrou oficinas de Redação e Criatividade para executivos e educadores. Conferencista convidado à Knight Chairs da Universidade do Texas, em Austin, 1995 a 1998, tem textos e artigos citados em concursos públicos e vestibulares.
    Participou da criação do projeto Jornal na Escola, para aplicação pedagógica do conteúdo de jornais.

    Conselheiro/consultor voluntário do Instituto Brasileiro Giovanni Falcone, entidade originada na Itália e dedicada a propor políticas públicas e educacionais contra a ação do crime organizado.

    Foi educador voluntário no IRESP, Instituto de Recuperação de Egressos do Sistema Penitenciário, SP. Foi membro do IRE, Investigative Reporters and Editors, fórum internacional de jornalismo investigativo.

    Sua obra, além de artigos e ensaios, inclui os livros Histórias sem Salvaguardas, publicado em 1978 (foi apontado pelo poeta e ensaísta Affonso Romano de Sant'Anna como “um surpreendente autor de contos curtos”); Escrever com Criatividade, descrição de uma técnica inovadora para o ensino de redação, nasceu de um trabalho voluntário do autor em alfabetização de adultos e foi adotado em várias instituições de ensino.

    Também é autor dos romances Satie (2010) e As Razões do Lobo (1977), que foi considerado por Ignácio de Loyola Brandão um exemplar de ficção-documentário dos anos de chumbo, “o primeiro grande balanço do que aconteceu conosco (…). Para mim, o grande romance da literatura brasileira sobre aqueles anos e o que eles provocaram nas gerações”; sua obra O Mal-Estar na Globalização (2005) foi premiada pela União Brasileira de Escritores- Rio de Janeiro, na categoria Ensaio, em 2006. 
    Luciano Martins Costa segue em setembro de 2014 como apresentador do Observatório da imprensa no Rádio, programa produzido por ele e transmitido pelas Rede Brasil, Rede Inconfidência, emissoras independentes e rádios universitárias.

    Atualizado em setembro/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Informações conferidas pelo jornalista

    http://www.empreendermelhor.com.br/autores.asp?id_autor=17