Malena Rehbein

     

    Malena RehbeinRodrigues nasceu em Brasília, em 25/01/1974. Graduou-se em Jornalismo em 1994,pela UnB, com a monografia ImprensaBrasileira no Império, tendo como orientadores Carlos Chagas e Hélio Doyle.Iniciou a vida profissional como professora da universidade, entre 1997 e 1998.Concluiu mestrado em Comunicação em 1997, como bolsista do CNPQ, defendendo atese Imprensa e Congresso. Em 2003, terminoumestrado em Relações Internacionais e Teoria Política Contemporânea, pelauniversidade de Westminster (Londres), defendendo a tese Imprensa e Consolidação Democrática no Brasil. Em 2010, completoudoutorado em Ciência Política, pelo IUPERJ, defendendo, em 2011, a tese Imprensa e Qualidade Democrática: umaanálise de possibilidades nos principais jornais nacionais. 

    Em 1998 ingressou, por meio de concurso público, na áreade Comunicação da Câmara dos Deputados. Por lá, exerceu diversos cargos, iniciando-secomo repórter do Jornal e da Agência Câmara, até 2001. Entre 2000 e 2002,Malena acumulou a função na Câmara com a de professora do Centro Universitáriode Brasília ? UniCEUB. Ainda na Câmara, de 2002 a 2003, atuou na Assessoria deImprensa do órgão. Em seguida, foi subcoordenadora da Coordenação deJornalismo, até 2005, retornando, depois, para a Assessoria de Imprensa. Entre2005 e 2006 foi editora da Agência Câmara. No período entre 2009 e 2011, aindapela instituição, trabalhou em projetos de pesquisa cujo tema era Comunicação Política e Qualidade daDemocracia ? Opinião Pública, Confiança e Adesão ao Legislativo.Atualmente, ela exerce o cargo de chefe de Reportagem da Imprensa Escrita.

    Tem publicados doislivros: Imprensa e Congresso ou Como aMídia Pauta a Política, pela Câmara; e ImprensaBrasileira no Império, pela Imprensa Oficial. Além disso, colaborou nolivro de Luiz Gonzaga Motta, Imprensa ePoder, com o capítulo Agendando oCongresso Nacional: do Agenda Setting à Crise da Democracia Representativa.  E teve trabalhos publicados em anais de Congressos,como Imprensa: um meio Imprensa: um meiopotencialmente democrático pode atrapalhar a consolidação da democracia?,no Encontro Com Política, em 2006; e Anais do I Congresso da AssociaçãoBrasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política, em novembro/2006 -Salvador ? BA. E apresentação do trabalho OPapel da Imprensa na Qualidade Democrática: um estudo de notícias nosprincipais jornais nacionais, em 2010. (Apresentação deTrabalho/Congresso). 

    Nas horas vagas, Malenaparticipa de mergulho de cilindro e pratica esportes radicais, comoparaquedismo, voo livre e parapente. E mantém viva a paixão de tocar violino, viajare ler.

     

    Atualizado em fevereiro/2012 – Portal dosJornalistas.

    Fontes: Informações fornecidas pela própriajornalista