Márcia Arbache

    Márcia Arbache é formada em Jornalismo (1985) e Publicidade e Propaganda (1983) pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ).
    Começou a carreira como repórter na Revista Ferroviária. Em 1989, ingressou em O Globo, passando pelos Jornais de Bairro e Economia (cobrindo varejo e abastecimento, atuando como colaboradora na coluna Defesa do Consumidor e cuidando da página dos Indicadores Financeiros). Saiu de O Globo em 1993, indo, logo depois, trabalhar como colaboradora na Secretaria de Desenvolvimento do Rio/Sebrae, divulgando as ações do Projeto Paraíso, de apoio às pequenas e médias empresas fluminenses.
    Em 1995/96, atuou como repórter e redatora da revista Banco Hoje, que cobre mercado bancário, automação bancária, mercado de seguros e áreas afins. Saiu no final de 1996, para integrar a equipe da assessoria de comunicação da Cetip (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos), entidade mantida por bancos e que ”valida” as negociações de títulos privados e públicos das instituições financeiras.
    Na Cetip, ganhou em equipe o prêmo Aberje 98 – Regional Rio – com o ?Página Cetip”, melhor boletim externo: ?Na Cetip, desenvolvíamos também um trabalho mais voltado para a comunidade, procurando convencer os funcionários da casa a doarem um tíquete refeição por mês, que entregávamos a uma ONG que fazia um trabalho de inserção social com ex-meninos de rua, o Ex-cola. Durante algum tempo conseguimos levar a cabo a iniciativa?.
    Em meados de 1998, deixou a Cetip e durante quase um ano foi colaboradora de vários veículos sempre na área de Economia. Ingressou no JB On-line em junho de 1999, onde é redatora do Tempo Real.
     
    Extraído do livro Jornalistas Brasileiros – Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005).