Marcilio de Moraes

    Marcílio de MoraesFerreira nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 24 de novembro de 1963. EstudouComunicação Social com ênfase em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católicade Minas Gerais (PUC/MG).

    O primeiro emprego no jornalismo foicomo monitor do jornal laboratório Marco, onde produzia matérias relacionadasao setor econômico. Posteriormente, atuou comoAssessor de Comunicação da empresa Mendes Júnior Engenharia. Lá foi o responsável pela edição e publicação do jornal interno.

    Em 1990, trabalhou por quatromeses como revisor do jornal Hoje em Dia. Nessa época, conciliava seu trabalho de revisor com o  de Assessor deComunicação da Comunicar, uma empresa de comunicação especializada em assessoria de parlamentares.

    Em 1991, foi indicado por umaprofessora da época de faculdade para uma vaga no Diário do Comércio. Conseguiua vaga e trabalhou por três anos no periódico como repórter de Economia.

    Em novembro de 1993, foi convidado atrabalhar no jornal Estado de Minas, onde atuou por dois anos,quando, então, retornou para o Diário do Comércio.

    Entre 1997 e 2004, foi editor deEconomia do Jornal O Tempo. Lá ajudou na estruturação da editoria, que atéentão não estava consolidada, e lançou o caderno de Negócios, publicado aosdomingos no jornal. Nessa época, foi o responsável pela cobertura da privatização da CompanhiaVale do Rio Doce (1997/RJ), uma experiência que marcou a carreira do jornalista.

    Também fez alguns trabalhos comofreelancer na empresa do jornalista Flamínio Fantini, a PesquisaDoc.

    Em abril de 2004, foi convidado peloEditor de política do Estado de Minas, Baptista Chagas de Almeida, a assumir o cargo deSubeditor, função que exerceu durante seis anos.

    Marcílio já participou de várioscongressos e feiras industriais, incluindo a Feira de Hannover Messe (2003), naAlemanha.

    Atualmente, é Editor- Assistente docaderno de Economia do Estado de Minas.

     

     

    Atualizado em 23 de fevereiro de 2012- Portal dos Jornalistas/MG

    Fonte: Informações fornecidas pelopróprio jornalista.