Márcio Canuto

    Luiz Márcio Accioly Canuto nasceu em Maceió (AL) no dia 9 de abril de 1946.

    Iniciou no jornalismo em 1963 como repórter geral do no extinto Diário de Alagoas, em Maceió (AL).

    Conhecido na imprensa brasileira por Márcio Canuto, o jornalista passou por vários veículos de comunicação em Alagoas: foi repórter de esportes e editor nos jornais Diário de Alagoas, Gazeta de Alagoas, JB Alagoas, Correio de Maceió e Jornal de Alagoas, onde neste chegou a ser o editor geral.

    Na mídia eletrônica trabalhou como repórter e chefe de esportes nas Rádios Difusora e na Gazeta e foi diretor de jornalismo da TV Gazeta de Alagoas, todos veículos da capital alagoana; também atuou como correspondente de vários jornais do País como o paulistano JT, antes de começara freelar para a Rede Globo.

    Vale destacar que nas emissoras por onde passou sempre imprimiu a marca registrada de comunicador alegre, criativo, comunicativo, don ode uma voz forte e o peculiar tom monumental de apresentar reportagens que o fez se destacar no cenário nacional e, durante a década de 90, despertou a atenção da Rede Globo para a qual já fazia participações especiais como repórter para os programas Globo Esporte, Esporte Espetacular, Fantástico e o Jornal Nacional.

    Pouco tempo depois recebeu o convite para trabalhar na TV Globo de São Paulo onde está há mais de dez anos como repórter especial do telejornal SPTV 1ª Edição, além de continuar a fazer reportagens sobre temas variados.

    No SPTV passou a desempenhar o jornalismo comunitário ao se autodenominar “fiscal do povo” e a visitar os bairros mais distantes da cidade para escutar as reclamações dos moradores e a mediar essas reivindicações entre a população e as autoridades públicas.

    Durante essa atividade é comum fazer entradas ao vivo de bairros que são a notícia da hora. Entrevista os moradores sobre os problemas que afetam diretamente a vida dos paulistanos. Essas reportagens são, geralmente, atrações de repercussão no telejornalismo brasileiro.

    O papel de destaque profissional de Canuto lhe rendeu vários prêmios ao longo da carreira. Ele foi tema de reportagens estaduais e nacionais e homenagens em sua terra natal. Recebeu a Medalha de Mérito da República Marechal Deodoro, concedida pelo Governo do Estado de Alagoas, pelo reconhecimento do povo alagoano por tudo o que fez em prol do jornalismo de Alagoas, e a Comenda Mário Guimarães da Câmara Municipal de Maceió.

    Em 2008 foi agraciado com o título de Cidadão Paulistano pela Câmara Municipal de São Paulo pelas matérias de cunho social e os serviços prestados às comunidades carentes do município.

     

     

    Atualizado em outubro/2012 – Portal dos Jornalistas.

     

    Fontes:

    http://www.museudatv.com.br/biografias/Marcio%20Canuto.htm,acessado em outubro/2012,

    http://terceirotempo.bol.uol.com.br/quefimlevou_interna.php?id=4421&sessao=f, acessado em outubro/2012,

    http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYN0-5273-240149,00.html, acessado em outubro/2012,

    http://portalimprensa.uol.com.br/noticias/brasil/53537/kassab+visita+sede+da+globo+em+sp+para+criticar+reportagens+sobre+eleicoes, acessado em outubro/2012,

    http://www.camara.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=574:camara-municipal-de-sao-paulo-homenageia-reporter-com-titulo-de-cidadao-paulistano&catid=40:titulos&Itemid=99, acessado em outubro/2012,

    http://terceirotempo.bol.uol.com.br/quefimlevou_interna.php?id=4421&sessao=f, acessado em outubro/2012,

    http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1rcio_Canuto, acessado em outubro/2012.