Márcio Cruz

    Nascido em Andradina (SP) em 1978 e criado em Penápolis (SP), Márcio Cruz é escritor, jornalista e roteirista. Formou-se em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing em 1999.

    Começou como produtor e assistente na O2 Filmes por poucos meses. Logo optou pelo jornalismo escrevendo sobre música para a revista Rolling Stone Brasil. Ficou na reportagem da RS de Agosto de 2006 a Outubro 2008, em São Paulo, período em que publicou mais de 2.500 comentários e críticas. Para a revista cuidou da adaptação e criação de padrões editoriais originais internacionais para os padrões da imprensa brasileira.

    Por mais de um ano foi editor da revista Adoro Viagem, um guia turístico online lançado no Brasil em 2010, com especialidade em turismo cultural e de luxo. Na revista foi responsável pela criação do conceito e diretrizes editorial. 

    Depois da várias viagens e roteiros realizados migrou para o site Soundtracks global especializado em música independente e experimental em todo o mundo. De janeiro 2010 a setembro 2010 escreveu para a revista online sobre a música popular brasileira e a cultura urbana no Brasil. Passou pela Editora Globo como repórter da revista Época, em 2011.

    Na Diário de São Paulo chegou em março de 2012 na editoria Viva como editor-assistente responsável pelo suplementos Viajar, Talento e Guia SP. Escreveu sobre música, vida noturna, antecipou programações, estreias e roteiros. Assumiu na sequência como repórter da revista Time Out São Paulo. Nesse período também acumulava a apresentação do programa Radar, na rede da Nova Brasil FM, mesclando informação e música.

    Colaborou para Red Hot, organização internacional que luta contra o HIV através da cultura pop, assinando os textos sobre música popular brasileira e outras tendências culturais.

    Desde novembro de 2013 acumula na trajetória a chefia de marketing da ONErpm uma distribuidora global de música digital que faz a ponte entre músicos e selos com as maiores lojas e serviços de música online do mundo como iTunes, eMusic, Spotify, UOL Megastore, Oi Rdio e mais 80 lojas.

    Assina na edição 147 da revista da Gol a matéria sobre os sabores e aromas de Barbados, ínsula nas Pequenas Antilhas, América Central. Durante a estada para a reportagem da GOL teve contato direto com a cultura local e concluiu: “Barbados impressiona por ser bem desenvolvido e reunir todos os clichês de uma ilha caribenha”.

    Lança seu primeiro romance, O Embaixador de Brixton, em 2014.

     

    Atualizado em julho/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://cruzmarcio.flavors.me/#_

    http://www.voegol.com.br/pt-br/servicos/entretenimento-a-bordo/RevistasArquivos/Revista-Gol-137.pdf