Marco Antônio Lage

    Marco Antônio Lage é mineiro de Itabira, jornalista graduado pela PUC-Minas e mestre em Marketing Estratégico pela Universidade Federal de Santa Catarina.

    No início da trajetória na imprensa foi repórter de Economia e Cultura e repórter especial da Revista Visão.

    Depois de passar pela Comunicação do SEBRAE, iniciou, em 1992, suas atividades na Fiat Automóveis como assessor de imprensa. Em 2000, assumiu a Comunicação Corporativa, passando a integrar o Comitê Diretivo da empresa.

    Ocupa em 2015 o cargo de diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da FCA para a América Latina. Também é vice-presidente da Casa Fiat de Cultura, do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e da Associação Comercial de Minas. É, ainda, diretor-coordenador voluntário do Instituto Minas Pela Paz, instituição ligada à Federação das Indústrias de Minas Gerais, que atua na área de defesa social e ressocialização de condenados do sistema prisional.

    Entre os vários reconhecimentos, recebeu duas vezes o prêmio Personalidade do Ano em Comunicação Empresarial pela Aberje, em 1998 e 2012, e outras duas vezes o Prêmio USP de Comunicação Corporativa, em 2004 e 2006. Em 2015 foi eleito executivo do ano do Prêmio Top Mega Brasil de Comunicação Corporativa. Na premiação da Mega para os melhores executivos de comunicação corporativa e agências do Brasil conquistou a primeira colocação nacional. Recebeu a honraria em 28 de maio de 2015, em São Paulo.

    Marco é, por mérito e honra, cidadão também de Belo Horizonte e de Betim. Recebeu também em abril de 2012 a comenda: a Medalha da Inconfidência, concedida pelo governador Antonio Anastasia.

    Lançou em novembro de 2015 o livro O mundo pode ser melhor – Árvore da Vida – A experiência da Fiat Chrysler (Autêntica Editora). Na obra conta a história do projeto Árvore da Vida, programa de responsabilidade social que o grupo desenvolve desde 2004 na comunidade Jardim Teresópolis, de 30 mil habitantes, na cidade de Betim, próxima à fábrica da empresa.

    Ele comanda na FCA uma equipe de mais de 30 profissionais nos escritórios de Minas Gerais, São Paulo e Recife, que respondem pelas áreas de Imprensa, Relações Públicas, Eventos e Relações com a Comunidade e Sustentabilidade. Coordena o Comitê de Sustentabilidade e Reputação da FCA.

    Sobre o funcionamento da comunicação da Fiat Marco deu uma entrevista ao Pingue Pongue do Portal da Comunicação

    Sobre a importância que a Fiat dá à preservação ambiental ele explicou ao portal DeFatoonline:  “o meio ambiente foi colocado como stakeholder, como ser vivo, como ente de relacionamento. No relacionamento com os fornecedores a intenção é ter uma cadeia produtiva muito bem alinhada com seus procedimentos e, ao máximo possível, transformar em um corpo único, numa visão de negócio única. Sobretudo, é preciso alinhar atitudes sociais. Isso cria sustentabilidade”. Entrevista à Kelly Eleto em 2012.

     

     

    Atualizado em novembro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Informações conferidas pelo jornalista e enviada pela Assessora.

    Jornalistas&Cia – Edição 1027

    http://www.defatoonline.com.br/noticias/ultimas/04-08-2012/tempo-de-devolver

    http://portaldacomunicacao.uol.com.br/graficas-livros/32/artigo202517-1.asp