Marcos Guterman

    Marcos Guterman nasceu em São Paulo (SP), no dia 3 de maio de 1968. É jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, em 1993. Além disso, é historiador graduado em 2003 pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) ? onde também fez mestrado em 2006, dissertando sobre a relação entre futebol e política no governo de Emílio Garrastazu Médici (1905-1985) ? e doutorou-se na matéria pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (Fflch-USP/SP), em 2009. Especializou-se em regimes totalitários, com ênfase no nazismo, além do regime militar brasileiro e da construção de identidade nacional.
    Começou na profissão em 1989, no Grupo Folhas, onde permaneceu por 15 anos. Trabalhou como repórter na Folha da Tarde e, mais tarde, na editoria Mundo da Folha de S.Paulo, onde chegou a ser editor da Primeira Página. Escrevia também críticas de Cinema e Literatura para a Ilustrada. Participou, em 1997, da equipe que criou o jornal O Tempo (MG), de Belo Horizonte. Foi colaborador da Editora Barsa Planeta e da revista Projeto História.
    Atua desde junho de 2006 no Grupo Estado, onde começou como editor de Tempo Real do portal Estadão.com.br., passou, em 2008, a editor de Primeira Página do jornal O Estado de S.Paulo e, desde julho de 2012, é editorialista do mesmo veículo. 
    Obteve três Prêmios Folha de Jornalismo, na categoria Edição, em 2001, 2003 e 2005. Foi professor de História Contemporânea na PUC/SP ? onde ainda atua, como professor convidado ? e na Cásper Líbero. Manteve no portal Estadão.com.br o blog Política internacional, história e algumas coisas legais entre outubro de 2008 e julho de 2012.
    É autor do livro O Futebol Explica o Brasil (Contexto, 2009), que conta de forma diferente os últimos cem anos do País ao entrelaçar Futebol, Política, Economia e Sociedade.
    Torce para o Santos Futebol Clube.
     
     
    Atualizado em julho de 2012 – Portal dos Jornalistas
    Fontes: