Maria Clara Prates

    Maria Clara PratesSantos nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 10 de outubro de 1961. EstudouComunicação Social com ênfase em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católicade Minas Gerais (PUC/MG).

    O primeiro emprego no jornalismo foi como repórterdo caderno de Gerais do extinto Jornal de Minas, onde permaneceu por dois anos.

    Em 1988, se desligou do jornal e passoua trabalhar no Jornal Estado de Minas, também como repórter do caderno deGerais.

    Durante 18 anos produziu matérias sobreassuntos referentes à Região Metropolitana de Belo Horizonte, como infraestrutura urbana, educação, saúde, comportamento, segurança pública, problemasambientais, trânsito, estradas, patrimônio artístico e religioso, dentre outros.

    Em 2005, foi transferida para aeditoria de Política, onde, desde então, assume a função de Repórter Especial.

    Dentre as reportagens especiais que jáproduziu, destaca-se uma série intitulada Infânciaatrás das grades. Publicações que mostraram a realidade das crianças de zero a seis anos que ?cumprem pena? aolado das mães nos presídios brasileiros, muitas vezes em condições subumanas. Foram meses de trabalho e apuração. 

    A jornalista acumula prêmios de destaque no currículo,tais como: Prêmio Esso de 1998, com a série sobre as Irregularidades nos Bingos; Prêmio Onip de Jornalismo (2001), com asérie sobre a Máfia dos Combustíveis;o Prêmio Fiat Allis (2002) na categoria Excelência Jornalística, com a mesma série doscombustíveis; Prêmio Esso regional de 2009, com o trabalho Sangria na Saúde; e também recebeu uma Menção Honrosa do PrêmioEmbratel de Imprensa de 2004, pela série de reportagens que faziam denúncias de obras sacras desaparecidas.

    Maria Clara também é co-autora do livro Crime e Impunidade, uma obra que falasobre a impunidade dos crimes cometidos contra os jornalistas na AméricaLatina.  

     

     

    Atualizado em 23 de fevereiro de 2012 – Portaldos Jornalistas/MG

    Fonte: Informações fornecidas pela própria jornalista. 

    http://sites2.uai.com.br/infanciaatrasdasgrades/