Mauro Tagliaferri

    Mauro Tagliaferri é paulistano, nasceu na capital paulista. É bacharel em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Arte, da Universidade de São Paulo, em 1994. Pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, formou-se também em Direito, entre 1992 e 1995.

    Começou como repórter na Folha de S.Paulo em outubro de 1993. Ficou no jornal por mais de quatro anos, até outubro de 1997, onde cuidou da apuração e redação de notícias e reportagens nas editorias de Esportes e Cidades. Participou da criação e desenvolvimento de cadernos e coberturas especiais e no período teve atuação em múltiplas funções, como redator, colunista, pauteiro, diagramador e editor-substituto.

    Como repórter, seguiu para a TV Globo em outubro de 1997 para um longo período de atividades que se estenderia até dezembro de 2005.

    Na Globo por mais de 8 anos, baseado em São Paulo, fez produção, apuração, contato com fontes, redação, roteiro, edição e apresentação em reportagens, notícias, boletins ao vivo, atendendo a todos os telejornais da TV Globo e participando de programas jornalísticos dos canais Globo News e Sportv. Participou da concepção e desenvolvimento de coberturas, séries de reportagens e projetos especiais, e de transmissões ao vivo de eventos esportivos.

    Migrou para o jornalismo da SBT em São Paulo, em janeiro de 2006. Na emissora foi âncora do telejornal SBT Brasil. Por um ano além das reportagens, boletins ao vivo e séries especiais, participou da elaboração e desenvolvimento da cobertura da Copa do Mundo de 2006.

    Chegou à Televisão Record em 2007. Na emissora de Edir Macedo, entre seus maiores trabalhos na casa, Mauro atuou como correspondente internacional em Portugal, de fevereiro de 2007 a junho de 2013. Durante seis e cinco meses coordenou e administrou o escritório da Rede Record em Lisboa, fez a representação junto a autoridades brasileiras e portuguesas e o monitoramento diário de agências de notícias, jornais, sites, televisões e outros veículos de informação digitais internacionais, além das coberturas especiais, atendendo a todos os programas jornalísticos da TV Record e da Record News.

    Criou a MT2, uma empresa de publicidade e marketing atuante no mercado desde 1999, atendendo clientes em todo o Brasil, com foco representativo no eixo Rio de Janeiro – São Paulo, com palestras, treinamentos e workshops em parceria com empresas, universidades e entidades de classe e consultoria em comunicação corporativa

    Entre as coberturas jornalísticas realizadas em 18 países e em 18 Estados brasileiros, de outubro de 1993 até maio de 2013, Mauro Tagliaferri foi coordenador local dos repórteres enviados para as Olimpíadas de Atlanta-1996.

    Destaca entre as coberturas as Olimpíadas de Sydney (2000) e de Londres (2012), a Copa do Mundo da Alemanha (2006), Copa das Confederações (México, 1999), Jogos Pan-americanos (Rio de Janeiro, 2007), os mundiais de F-Indy (EUA e Canadá, 1995 e 1996), a Paraolimpíada de Londres (2012), além de reportagens e transmissões ao vivo de finais de Copas Libertadores, Campeonatos Brasileiros, Campeonatos Paulistas, Copas do Brasil, Copas Mercosul e muito mais.

    Mauro fez uma avaliação-resumo da trajetória dele no jornalismo e seu crescimento como jornalista, no LinkedIn: “Vinte anos como repórter me ensinaram a tomar decisões rápidas e criativas, especialmente nos momentos de crise. A ser claro, preciso, rigoroso e organizado. A buscar a profundidade, mas sem perder a concisão. A planejar, mas também a improvisar. A me manter informado. A nunca recusar novos desafios. E a jamais perder a esperança de ajudar a construir um mundo melhor”.

    Em janeiro de 2014 Mauro Tagliaferri passou a fazer parte do time da Approach em São Paulo, onde chegou com a missão de colaborar na ampliação da oferta de produtos, desenvolvendo soluções e conteúdo em vídeo, e para ajudar a consolidar e expandir o núcleo de esportes da agência.

     

     

    Atualizado pelo Portal dos Jornalistas – janeiro/2014

    Fontes:

    http://br.linkedin.com/pub/mauro-tagliaferri/41/647/142