Paulo Alceu

    Paulo Alceu nasceu em Ponta Grossa, no Paraná, criado no Rio Grande do Sul e mora em Florianópolis, (SC). Estudou na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

    Começou a trajetória profissional em 1973 quando ingressou na TV Difusora de Porto Alegre. Ele mesmo conta como foi este começo: “dei início à minha carreira profissional transitando por todas as fases que na época compunham o departamento de jornalismo. Experiência enriquecedora. Fui de “pau-de-luz” [iluminador, auxiliar de gravação] até chefe de reportagem, mas me identifiquei na função de repórter a qual exerço até hoje.

    Passou pela TV Gaúcha onde pela primeira vez teve contato direto com a reportagem política.

    Começou a trabalhar na TV Globo do Rio como repórter especial, período em que teve convivência com matérias internacionais viajando, principalmente por países da América Latina.

    Na década de 80 optou pela produção independente até ser convidado para integrar a equipe do Programa de Domingo da TV Manchete como apresentador e posteriormente como diretor.

    Em 1993 migrou para Florianópolis onde assumiu a apresentação do Jornal da RBS. Pouco tempo depois fiquei responsável pela coluna política do Diário Catarinense, e comentários no Jornal do Almoço, também na RBS. Paulo Alceu trabalhou no Grupo RBS durante 11 anos.

    Em 2004 passou a exercer as funções de apresentador do Rede-SC/SBT. Três anos depois a REDE/SC passou a ser denominada RIC e filiou-se a Record. A partir daí ficou responsável pelos comentários políticos nos telejornais RIC/Record e SC no Ar. Nesse período manteve também a coluna no jornal impresso Diário Catarinense e apresentava diariamente de segunda a sexta-feira na Record News o programa de entrevistas Conexão News.

    Ganhou o Prêmio ACAERT de Rádio e Televisão, em 2013, na categoria Comentarista de televisão, pela atuação na RIC Record.

    Em março de 2016 Paulo Alceu deixou a RIC TV. Em junho de 2016 Paulo retornou como âncora para o comando do principal telejornal da emissora. Para anunciar o seu retorno, a emissora divulgou nova chamada do RIC Notícias. A volta à bancada do programa se deu em menos de três meses de sua saída da emissora.

    Em junho de 2016 segue assinando o blog com próprio nome, atende na área de marketing de imagem com palestras e treinamentos, participa de segunda a sexta do telejornal RIC Notícias e nos finais de semana com duas páginas no jornal Notícias do Dia.

    Sobre o trabalho na televisão diz: “faço da informação minha ferramenta de trabalho preservando a verdade em respeito à exigência e interatividade do leitor e telespectador”.

     

     

    Atualizado em junho/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    www.pauloalceu.com.br

    https://youtu.be/sSIgEoggLd0

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/paulo-alceu-retorna-nesta-segunda-feira-como-ancora-em-ric-noticias-e

    http://www.portalmakingof.com.br/paulo_alceu_esta_demissionado_do_grupo_ric.html

    http://pauloalceu.com.br/biografia/

    https://www.facebook.com/pauloalceu

    https://twitter.com/palceu