Paulo Pampolin

    Paulo Henrique Pampolin nasceu em Andradina, no interior de São Paulo, no dia 6 de outubro de 1970.

    Mudou-se para a capital paulista em 1991 onde trabalhou no mundo corporativo e chegou a iniciar o curso de publicidade na Universidade Anhembi Morumbi – UAM/São Paulo/SP, mas não concluiu.

    Morou em Londres, na Inglaterra, antes de iniciar a carreira, em 1996, como aprendiz de fotógrafo na agência Digna Imagem/SP, onde produziu as primeiras fotos jornalísticas e logo foi reconhecido como profissional de talento.

    Desde então começou a atuar para os jornais Folha de S. Paulo, o Diário do Comércio de São Paulo e a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), entidade que edita este veículo e a revista Digesto Econômico, para o qual já produziu dezenas de capas.

    Em nove anos de trabalho na Digna Imagem/SP atendeu demandas da profissão de diversos jornais, revistas, assessorias de imprensa, empresas de comunicação corporativa e agências publicitárias.

    Com um amplo portfólio, abriu, em 2006, a agência Hype Fotografia e, desde então, acumula trabalhos para revistas e jornais em geral e no atendimento a vários outros segmentos, além de atender diariamente à Folha de S.Paulo e ao DC para os quais já realizou coberturas fotojornalísticas de várias editorias.

    Há cerca de dez anos possui uma exposição permanente no museu virtual e internacional Photo.net e, desde 2009, edita o site e o blog Hype Fotografia onde publica obras, informações e comentários.

    Em 16 anos de carreira Pampolin recebeu a Menção Honrosa do Prêmio Estadão de Fotografia de 2005 na categoria Megaphoto pela obra Reflexo do Frio; foi finalista nos prêmios Ayrton Senna e da Revista Photo (França); um dos ganhadores do 1ºConcurso Nacional de Fotografia Consigo a Melhor Imagem, promovido em 2008 pela Confederação Brasileira de Fotografia, com a foto Reflexo de São Paulo; e ficou em segundo lugar no Prêmio Leica-Fotografeb da revista francesa Multticlique, edição 2010-2011, na categoria Ensaio, entre outras homenagens.

     

     

     

    Atualizado em abril/2012 – Portal dos Jornalistas.

    Fonte:

    http://www.facebook.com/#!/pampolin, acessado em abril/2012,

    http://twitter.com/#!/paulopampolin, acessado em abril/2012,

    http://www.hypefotografia.com.br/, acessado em abril/2012,

    http://hypefotografia.blogspot.com.br/, acessado em abril/2012,

    http://www.flickr.com/photos/28847758@N05/, acessado em abril/2012,

    http://portalimprensa.uol.com.br/noticias/pontodevista/45322/nunca+fez+parte+dos+meus+planos+ser+fotografo+diz+paulo+pampolin/, acessado em abril/2012,

    http://www.next-mkt.com.br/fotografia/pgs_site/nextphoto_III_concursonew.htm, acessado em abril/2012,

    http://photo.net/photodb/member-photos?user_id=446409, acessado em abril/2012,

    http://txt.estado.com.br/suplementos/info/2005/08/08/info010.xml, acessado em abril/2012.