Pedro Zambarda

    Pedro Zambarda de Araújo nasceu em São Paulo (SP) no dia 25 de fevereiro de 1989. Em 2006, concluiu o curso de Tecnologia da Informação ministrado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (Cefet/SP). Formou-se em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, de São Paulo, em 2010, e em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (Fflch-USP), da mesma cidade, em 2016.
     
    Começou, em março de 2008, a escrever sobre rock e heavy metal para o site Whiplash.net. Criou, em abril do mesmo ano, na plataforma Blogger, o blog Bola da Foca, sobre Jornalismo e Mídia.
     
    Foi estagiário na Edgy – Digital Branding Experiences, de dezembro de 2008 a fevereiro de 2009, responsabilizando-se pelo blog e twitter da empresa, além de estabelecer contatos, postar vídeos e repassar notícias. Migrou para novo estágio na TAXi.Labs – Playful Experiences, onde atuou de fevereiro a dezembro de 2009, escrevendo artigos e postando no site da agência.
     
    De janeiro a abril de 2010, escreveu artigos para a revista Sorria (impressa e online), da Editora Mol, destinada a arrecadar fundos para o tratamento de crianças com câncer. Em seguida, passou pela agência LiveTouch, produzindo matérias para veiculação através de tecnologia móvel para os portais Uol, Itaú, BM&FBovespa, rádio Cultura, Haganá, Suatrans e Graber, de abril a setembro do mesmo ano.
     
    Ainda em setembro de 2010, trabalhou como freelancer para o site Exame.com. Paralelamente, a partir de novembro, escreveu artigos e resenhas para o site TechTudo, da Globo.com. Deixou as funções em fevereiro de 2011, quando foi contratado pela Exame.com como redator de Economia e Negócios, com textos próprios e da Agência Brasil, Agência Estado, EFE, AFP, Reuters e Bloomberg. Ficou no cargo de março de 2011 a dezembro de 2012.
     
    No período, conquistou diversas premiações: frequentou o TopBlog 100 + Communication de 2009 a 2012 pelo blog Bola da Foca; ficou em segundo (pelo voto popular) e terceiro lugares (pelo voto do júri) no TopBlog Technology 2010 pelo trabalho na Universo Touch, ganhou o Prêmio Abril de Jornalismo em dois anos seguidos, 2010 e 2011, na categoria Melhor Website, pelo trabalho no Exame.com, e, também por duas vezes, o Prêmio Dynamite de Música Independente, 2012 e 2013, na categoria Melhor Site, Blog, Coluna ou Fanzine, pelo Whiplash.net.
     
    Começou, em janeiro de 2013, a escrever a coluna Geração Gamer como freelancer da TechTudo, focado na cena brasileira de jogos, descontinuada em outubro de 2014. Paralelamente, trabalhou como assessor de Imprensa na S2Publicom de abril de 2013 a maio de 2014, como repórter do site Bonus Stage de março de 2014 a fevereiro de 2016, e como assistente de Conteúdo da MCI Group, promotora do evento Campus Party's em São Paulo, de outubro de 2015 a fevereiro de 2016.
     
    Inicou, em maio de 2014, colaboração com The Huffington Post, escrevendo sobre videogames e tecnologia. Em junho do mesmo ano, tornou-se colaborador do Di&amamp;aacute;rio do Centro do Mundo (DCM) e de El Hombre, alocado no portal iG, escrevendo artigos sobre Política, Tecnologia, Esporte e Cultura. Desde agosto, escreve para o Google Discovery, e desde outubro, novamente para o Geração Gamer, agora um site próprio, onde também é editor. Foi distinguido pelo Prêmio da Academia Brasileira de Ciências, Artes, Literatura e História (Abrasci) 2015, na categoria Mérito Profissional, por seus artigos publicados no Geração Gamer.
     
    Além disso, desde março de 2015, é editor-chefe do website Drops de Jogos, parceiro do Catraca Livre de Gilberto Dimenstein, editor-chefe da revista Mundo 360, a primeira sobre Realidade Virtual do País, e locutor na Rádio Geek, 100% online e com conteúdo exclusivo.
     
    Como escritor, teve quatro poemas selecionados – O Artista, Do Brilho de Tua Íris, Cérebro e Noite de Poesia – para a II Antologia Nacional de Poesia: Novos poetas, novos talentos (Mar de Ideias, 2008), e mais um – Troca, troca, vira, vira – para a coletânea Textos Seletos: Poesias, Contos e Crônicas. Volume 1 (Pensata, 2008). É autor de Expressão Revolta, Impresssão Envolta (Com Arte/Edusp, 2015), também de Poesia.
     
    Além disso, colaborou na edição ou revisão técnica dos livros Iron Maiden: Biografia Ilustrada (2012), de Renata Vilela, Mick Jagger: O Mito (2013), Black Sabbath: Biografia Ilustrada (2013), U2: A Biografia (2013), Classic Rock by Kiss.FM (2014) e Realidade Americana: Guia de sobrevivência de quem desbravou a Terra do Tio Sam (2016), de Carlinhos Troll, todos publicados pela Editora Universo dos Livros.Trabalhou como ghost writer de 2012 a 2015.
     
    É fanboy incorrigível da franquia Metal Gear Solid.
     
     
    Atualizado em dezembro de 2016
     
    Fontes: