Rafael Sânzio

    Rafael Sânzio CunhaBello nasceuna cidade de Piumhi, Minas Gerais, em 30 de outubro de 1971. Filho de jornalista,cresceu em contato com a profissão. Seguir a carreira foi uma escolha natural.

    EstudouComunicação Social com ênfase em Jornalismo na Faculdade de Filosofia, Ciênciase Letras de Belo Horizonte (Fafi-BH) e cursou pós- graduação em Gestão Estratégica daComunicação na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Possui MBA em Informações Econômico- Financeiras eMercado de Capitais pela Fundação Instituto de Administração (FIA/SP).

    O primeiro emprego no jornalismo foi comoestagiário da Rádio Alvorada, onde permaneceu por menos de um ano. Posteriormente, já formado, trabalhou como Gerente de Negócios no Banco do Estado de Minas Gerais (Bemge).Nessa época também fazia trabalhos freelancerpara alguns segmentos da área de comunicação.

    Cobre a área de Economia desde fevereiro de1997, quando foi contratado na equipe de reportagem do jornal Hoje em Dia.

    Durante 14 anos, foi responsável pela produção de reportagens eanálises sobre a macroeconomia, atividades empresariais no país, a movimentaçãodo mercado financeiro local, nacional e internacional, energia elétrica,petróleo, dentre outros assuntos.

    Em maio de 2010, foi promovido a Editor-adjunto e Coordenador da editoria. Três meses depois, foi convidado a assumir o cargo de Editor de Economia, função que vem exercendodesde então.

    Acumula prêmios de destaque nocurrículo, tais como: Prêmio Bovespa de Jornalismo (2002), com a reportagem ?GolpeMilionário com Ações das Teles?; Prêmio Apimec (2003), concedido pelos membrosda Apimec- MG por meio de votação; 1º lugar no Prêmio Madeira de Jornalismo,com a reportagem ?Demanda por Madeira cria Poupança Verde?; foi finalista do PrêmioOnip de Jornalismo (2010), também nas edições de 2005 e 2007; e foi finalista doPrêmio Caixa de Jornalismo Social, com a reportagem ?Cidades dos Sem Banco?.

    Dentre os trabalhos que marcarama carreira, ele destaca a matéria que fez sobre a Máfia dos Combustíveis, em 2002,que mostrava toda a operação feita pelos criminosos. Foi a primeira matéria sobre o assuntopublicada em Belo Horizonte e resultou no início das investigações policiais.

     

     

    Atualizado em maio de 2012- Portal dos Jornalistas/MG

    Fonte: Informações fornecidas pelo própriojornalista.