Renato Essenfelder

    Renato Essenfelder é curitibano radicado em São Paulo desde 2001, é jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná, UFPR, em Curitiba; doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes, ECA-USP/SP e mestre em Língua Portuguesa, leciona jornalismo na ESPM e no Mackenzie.

    Trabalhou em jornais como Folha de S.Paulo, onde conquistou diversos prêmios de jornalismo, e Metro, em que atuou como editor-chefe.

    Edita a revista Cadernos de Cidadania, do SESC-SP, além de lecionar Jornalismo nas universidades Mackenzie e ESPM, em cursos de Graduação e de Pós-Graduação.

    Como escritor já ganhou prêmios como o Nacional de Contos da Secretaria da Cultura do Paraná, entre outros. Seu primeiro romance, Febre, foi lançado pela editora Patuá, em 2013. Publicou ficções curtas em revistas e sites como Estórias, Minotauro, Originais Reprovados, Germina e O’Bule, alem de coletâneas ligadas a concursos regionais.

    Renato Essenfelder é colunista do Estadão.com onde assina o blog Males crônicos – crônicas sobre neuroses contemporâneas, escritor e professor universitário assina e mantém o blog ‘/Anacoluto’ desde novembro de 2012 onde além centenas de fotos que falam por si mesmas, estão textos, poesias e referências a grandes nomes da arte e da literatura.

    É escritor na Editora Patuá, que sustenta seus lançamentos com a frase “livros são amuletos”.

     

     

    Atualizado em junho de 2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    www.renatoessenfelder.com

    Blog: www.renatoessenfelder.tumblr.com

    https://www.facebook.com/ressenfelder

    http://www.editorapatua.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=48&Itemid=55