Renato Ferraz

    Renato Ferraz Lima nasceu em Triunfo (PE) no dia 27 de janeiro de 1965. É formado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, pós-graduado em Gestão da comunicação nas organizações pelo Centro Universitário de Brasília e em Gestão de Empresas de Comunicação pela Universidade Pública de Navarra, na Espanha.

    Começou a carreira de jornalista como repórter da rádio Antena 1 em Pernambuco. Paralelamente ao trabalho na rádio atuava também no jornal Diário de Pernambuco e fazia alguns trabalhos freelancer para a Editora Abril, em especial para a revista Veja.

    Em 1991 foi promovido a chefe da sucursal da revista Veja em Belo Horizonte/MG. Algum tempo depois foi morar em Brasília, onde trabalhou durante sete anos como professor na Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes (UNICEB).

    Em 1993, foi para o jornal Correio Braziliense onde atuou por 22 anos de casa. Nos últimos anos ocupava o cargo de editor.

    Renato Ferraz deixou o Correio em dezembro de 2014. No comando de Suplementos Renato produziu matérias para praticamente todos os cadernos, desde conteúdo de viagens que realizou do Iraque ao Japão, e da Europa ao sul do Chile, até assuntos sobre religião, política, educação, saúde e ciência, área em que também atuou como editor. Foi ainda subeditor executivo – uma espécie de secretário de Redação –, na passagem de Ricardo Noblat pelo Correio, além de professor no UniCeub por oito anos.

    Ele vinha negociando sua saída desde meados do ano. Sobre o futuro ele contou ao Jornalistas&Cia que pretendia criar uma empresa para auxiliar na montagem de projetos em Brasília – impressos, sites etc., principalmente na área de veículos e sustentabilidade.

    No final de 2014 montou a empresa Zelota Comunicação e Conteúdo, em Brasília, por onde editou até agosto de 2015 a revista Congresso em Foco.

    Renato Ferraz estreou o Entre-eixos, blog sobre automóveis no portal Metrópoles, em outubro de 2015.

    Segue em 2015 dedicando-se também a produzir um livro sobre a Ubec, mantenedora da Universidade Católica de Brasília e outras faculdades e colégios católicos. Além disso, assessora a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não-Alcoólicas (Abir).

     

    Atualizado em outubro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Jornalistas&Cia – Edição 1.019

    Jornalistas&Cia – Edição 979

    Informações iniciais fornecidas pelo próprio jornalista em 2011.