Ricardo Beliel

    Ricardo Beliel nasceu em 16 de outubro, no Rio de Janeiro/RJ. É graduado em jornalismo na Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA)/RJ, pós-graduado em Fotografia nas Ciências Sociais na Universidade Cândido Mendes/RJ e em Comunicação e Políticas Públicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro/RJ. É professor no Ateliê da Imagem e trabalha como freelancer. 

    Começou no jornalismo em 1976, trabalhando como fotógrafo do jornal O Globo, passou também por Manchete, Fatos e Fotos, Placar, Veja, Isto É, Agência F-4 e Jornal do Brasil. Foi editor de Fotografia da revista Manchete e subeditor no jornal Lance!.

    Durante seis anos fez parte da agência GLMR & Saga Associés em Paris, produzindo reportagens fotográficas na América Latina e África.

    Atualmente trabalha como jornalista freelancer para Ícaro, Terra, Próxima Viagem, Marie Claire, Cláudia, National Geographic (edição brasileira), Vizoo, Discovery Magazine, Época, Sabor, Elle, Nova Escola, Vip, Bons Fluidos, Náutica, Placar e Angola Hoje, entre publicações nacionais e internacionais.

    Recebeu da Organização Internacional de Jornalistas, o prêmio Interpressphoto e da Confederação de Jornalistas da União Soviética, o prêmio Alexander Rodchenko, ambos em 1991. Foi finalista cinco vezes do Prêmio Abril de Jornalismo, sendo vencedor em três anos consecutivos.

    Em 1997, em parceria com a jornalista Beatriz Cardoso, foi finalista no Prêmio Esso de Jornalismo, com uma reportagem sobre a expedição da Funai para estabelecer o primeiro contato pacífico com os índios korubo, na floresta amazônica. 

    Participou de 51 exposições em locais como Kunsthaus, em Zurich, Museo Carillo Gill, na Cidade do México, Museo de Bellas Artes, em Caracas, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural Telemar e Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro, e Museu de Arte de São Paulo.

     

     
     
     
    Atualizado em maio de 2012 – Portal dos Jornalistas.
     
    Fonte: Informações do site pessoal