Ricardo Oliveros

    Ricardo Oliveros é Mestre em Arquitetura e Urbanismo, pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (Eesc-USP/SP), em 2001. Traçou sua trajetória jornalística em diversas atuações na Moda e nas Artes em mídias sociais, revistas e jornais.
     
    Na área de Moda, assinou a curadoria de projetos como o do Sabadão Fashion 2004, em conjunto com Érika Palomino, além do Corações Ex-postos e do Sábado de Performances, além da exposição de Moda e Arte Viés 2005, eventos realizados na Galeria Vermelho. Na área de Artes Plásticas, começou no Itaú Cultural, produzindo eventos como Interatividades, que reuniu artistas, DJs, pensadores, produtores de games para discutir as relações entre Arte e Tecnologia, e o Prêmio Transmídia para fomento da arte tecnológica.
     
    Na trajetória em Artes criou e produziu, em 2002, a exposição e o simpósio internacionais Emoção Art.ficial, que trouxe ao Brasil quinze media centers do mundo todo. Posteriormente, foi produtor executivo da Base7 Projetos Culturais, no qual colaborou e produziu por volta de 20 projetos culturais, atuando como curador de exposições da abertura do Museu Niemeyer, de Curitiba (PR), e da exposição Imagética, que reuniu 70 artistas brasileiros com mais de 300 obras.
     
    Em alguns eventos atuou como promoter e comandou festas no eixo São Paulo e Rio, para as quais trouxe personalidades e celebridades da moda e artes. Criou o blog Fora de Moda, pela WordPress, em abril de 2007, e postou seu comentário mais recente em janeiro de 2009. No blog, dispõe de acessos a uma lista enorme de endereços de outros blogs do mundo fashion. Segundo ele, o Fora de Moda chegou a atingir, no final de 2008, cerca de 2.100 hits diários e alcançou, no período, a marca de mais de 600 mil hits, estando entre os 50 blogs mais acessados de Língua Portuguesa. O blog foi citado como referência pelos sites Chic, de Glória Kalil, Erika Palomino e São Paulo Fashion Week.
     
    Foi editor de Moda da revista Playboy, de janeiro de 2008 a agosto de 2009. Atua como editor de Moda convidado para a Playboy, crítico de Moda da revista L´Officiel e durante quatro temporadas cuidou dos especiais Caras Moda Regina Guerreiro. Colaborou regularmente na área de Arte e Moda no UOL, na Revista de Moda da Folha de S.Paulo e assinou edições especiais de Moda para as revistas Quem Acontece e Key Magazine.
     
    Na mídia digital, foi editor de Comportamento e Moda na Zip.Net, além de editor do site Mídias Interativas, do Itaú Cultural. Escreve para a coluna Hora H, de moda masculina veiculada, no portal UOL e para revistas como Drops e Conecte-se WebJet.
     
    Paralelamente, é consultor do Instituto Elos, de Santos (SP), tarefa a que se dedica desde janeiro de 2000. O instituto é uma organização não-governamental (ONG) sem fins lucrativos, fundada no ano 2000 por um grupo de arquitetos urbanistas, e reúne uma equipe multidisciplinar que planeja, executa, monitora e avalia projetos sociais sustentáveis.

     
     
    Atualizado em Janeiro/2013 – Portal dos Jornalistas
    Fontes: