Ricardo Zanei

    Ricardo Zanei mora capital paulista, nasceu em 16 de Julho de 1978 em Santo André/ São Paulo e é diplomado em Jornalismo.

    Trabalha com esporte desde 1999. Já editou vários sites, foi redator, repórter e editor-assistente do UOL Esporte e editor de Esporte do site da Abril.

    Mantém o blog do Zanei desde julho de 2011, o qual define como uma tentativa de escrever sobre assuntos pertinentes, um olhar diferenciado sobre o cotidiano e o sensacional mundo dos esportes. E conceitua “É uma válvula de escape para esse turbilhão de ideias criativas que borbulham no meu cérebro inquietante. Enfim, só besteira. Divirta-se!”.

    Desde 2000 já cobriu quatro Olimpíadas a partir de São Paulo. De acordo com o depoimento registrado no blog em 2012, diz que cada edição dos jogos teve peculiaridades, moldadas principalmente pelo tempo.

    A primeira Olímpiada que cobriu foi a de Sydnei/Austrália em 2000. Esta ainda na faculdade e foi um frila para a cobertura somente do jogos de futebol. “Foi divertido – lembra-se Zanei –  porque eu trabalhava de casa e uni o útil e o agradável. Afinal, eu ia ver as partidas mesmo, e escrever sobre foi até um extra.”

    Quatro anos depois, Atenas 2004, ele estava fazendo placar ao vivo, resultados e quadro de medalhas no UOL. Conta também as lembranças que tem da temporada: “Foi algo insano, trocentas horas de trabalho por dia que passavam voando. Era tanta informação que, falando francamente, não guardei quase nada no cérebro. Quem ganhou o jogo tal? Não sei, mas trabalhei nele. Foi cansativo e, talvez, a cobertura mais legal que eu participei.”

    Na Olímpiadas de Pequim trabalhava no site da Abril, o Abril.com e fazia de tudo: notinhas, placar ao vivo, resultados, medalhas e álbuns, analisa que a cobertura lhe possibilitou “uma das maiores lições que eu tive na profissão”. Segundo ele o horário era ingrato. No final, dormiu um dia inteiro, mas ressalta “O corpo estava morto, mas, a cabeça, feliz”.

    Em 2012 veio Londres na qual o jornalista chegou com uma expectativa bem realista: “muito trabalho, vida social nula, chance zero de medalha.” A confirmação veio depois da cerimônia de encerramento.

    Ricardo Zanei entrou para a equipe comandada pelo editor-chefe Julio Gomes em outubro de 2012, como editor. O convite veio com a nova arrancada do ESPN online que passou a cobrir diariamente, com reportagem de campo, os grandes clubes de São Paulo e Rio de Janeiro, além de aumentar a produção de vídeos próprios e programetes para o site e para a plataforma Watch ESPN. O portal web e mobile do Grupo ESPN no Brasil, aumentou a equipe de 16 para 30 profissionais em coberturas esportivas.

     

     

    Atualizado março/2013 – Portal dos Jornalistas

    Fontes: 

    http://blogdozanei.wordpress.com/sobre/ 

    J&Cia – Edição 866 3 a 9 de outubro de 2012