Rodrigo Ronchi

     

    Rodrigo Wernersbach Ronchi nasceu em Vitória (ES) no dia 26 de março de 1976. É formado em jornalismo pela Faculdade de Educação e Comunicação da Faculdade Espírito-Santense de Administração (Faesa), em 1999 e em direito pelo Centro Universitário do Espírito Santo em 2001.
     
    Após se formar, começou na Rádio América como repórter setorista, onde participava de transmissões ao vivo. Logo sepois, passou pelo canal GTV (Rede Gazeta no Espírito Santo) como repórter das transmissões esportivas ao vivo.
     
    Tem também, pós-graduação e Mestrado, com dissertação em Direito Social do Desporto, além de Curso de Administração Esportiva, pelo Comitê Olímpico Brasileiro em parceria com o COI – Comitê Olímpico Internacional.
     
    Foi por quatro anos árbitro da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA, tendo atuado em campeonatos estaduais, nacionais e sul-americanos de natação. Também foi  professor universitário de jornalismo.
     
    Em 2003, entrou para a Rádio Espírito Santo como apresentador do Jornal 1.160, acumulando a função de repórter nas jornadas esportivas. Ainda atuou como redator do programa Ronda Policial. Foi também, narrador esportivo, e teve participação destacada como convidado no programa Esporte Capixaba, da Band/ES.
     
    A partir de 2006 passou a âncora do programa Esporte em 1º Plano, quando então foi à Alemanha para a cobertura da Copa do Mundo.
     
    No ano seguinte foi contratado pela Tv Vitória, afiliada da Rede Record, para o cargo de narrador, e ainda passou a assinar a coluna Papo Em Jogo no jornal Folha Vitória.
     
    Em 2008 assumiu a editoria de esportes da emissora, e como apresentador entrou para o programa Momento Esportivo.
     
    No mesmo ano Ronchi participou da cobertura da primeira Copa Brasil sub-17 de futebol, que teve como ponto alto o duelo entre Neymar e Phllipe Coutinho, na final entre Santos e Vasco da Gama. A  disputa teve transmissão pela Record Internacional para mais de 180 países, sucesso que garantiu a cobertura das edições da Copa Sub (como ficou conhecida) nos anos seguintes.
     
    Em 2010, paralelamente a televisão, foi convidado para ancorar Esporte em Discussão, resenha diária do mundo do esporte pela Rádio Vitória 640 AM.
     
    Já no ano de 2012, foi enviado especial da Rede Vitória, ao lado de Gabriel Serafim, para cobertura dos Jogos Olímpicos de Londres, onde pela primeira vez na história uma emissora de televisão do Espírito Santo transmitiu ao vivo do exterior
     
    Além de cobertura de Copa do Mundo e Olimpíadas, esteve em diversas outras competições importantes como, Campeonatos Brasileiros, Copa do Brasil, Copa Libertadores e Mundial de Clubes.
     
     
     
     
    Atualizado em janeiro/2013 – Portal dos Jornalistas
     
    Fonte: Informações fornecidas pelo jornalista