Rodrigo Vianna

    Rodrigo Vianna nasceu em 26 de setembro de 1969, em São Paulo (SP). Formado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas de São Paulo (Fflch-USP), atua como jornalista há 20 anos.
    Em sua carreira, passou pela Folha de S. Paulo (SP), TV Cultura (SP), TV Globo (SP) e TV Record (SP), onde está atualmente e produz reportagens especiais para o Jornal da Record, além de apresentar os programas Entrevista Record ? Mundo e Viagem Cultural. Edita, desde 9 de outubro de 2008, o blog Escrevinhador, onde trata de Política, Mídia e Assuntos Internacionais.
    Um artigo seu, publicado no dia 5 de agosto de 2011, no Escrevinhador, sobre a direção da Rede Globo ter orientado seus profissionais a atacar o então recém-empossado Ministro da Defesa, Celso Amorim, teve tamanha repercussão na web que teria sido o detonador do documento Princípios Editoriais das Organizações Globo. Amplamente divulgado pelos principais programas da emissora nos dias seguintes, nele se descreve as condutas que os profissionais do grupo devem seguir para que seja cumprido o compromisso de oferecer jornalismo de qualidade aos telespectadores.
    Venceu, com Luiz Malavolta e Tony Chastinet (produtores), Paulo T. (cinegrafista) e Angela Canguçú (editora), o Prêmio Especial Verdade, Justiça e Transparência do XXVII Prêmio de Direitos Humanos de Jornalismo, em 2010, com a série de reportagens Os porões da ditadura, em que revelou como um empresário conhecido como Coronel Fagundes, apesar de ser civil, vinculou-se a militares e agentes comandados pelo então delegado Sérgio Paranhos Fleury para prender, torturar e matar pessoas ligadas à esquerda.
    Pai de três filhos, corinthiano e paulistano que adora o Rio de Janeiro (onde morou por duas vezes), nunca acreditou em neutralidade do jornalista. ?Não sou neutro. Os colegas de profissão dizem que pareço calmo, mas gosto de brigar pelo que acredito?, diz ele.
    Atualizado em agosto/2011 – Portal dos Jornalistas
    Fontes:
    Jornalistas&Cia Edição 776