Rosana Hermann

    Rosana Hermann Efraim nasceu em São Paulo (SP), no dia 26 de julho de 1957. É bacharel em Física, formada em 1978, com dois anos de pós-graduação em Física Nuclear, pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP/SP). Na mesma instituição, iniciou o Curso Básico de Comunicação na Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP/SP), que deu prosseguimento na Faculdade Cásper Líbero (incompleto).
    Começou na carreira como redatora na produtora RMC-Editevê, então com um programa na TV Bandeirantes (SP), e na rádio Antena 1 (SP), no começo da década de 1980. De lá para cá, trabalhou em quase todas as emissoras de tevê, como redatora, roteirista, repórter e apresentadora. Destaque-se: foi diretora artística da Rede Mulher; integrante do núcleo de criação da TV Bandeirantes; âncora da primeira versão do Fala Brasil, na Rede Record; roteirista do Telecurso 2º Grau da Fundação Roberto Marinho; e repórter do Show Business, apresentado por João Dória Júnior. Além disso, foi uma das primeiras jornalistas a apostarem na internet e no formato blog, foi letrista de jingles e paródias e já foi redatora e sócia de agência de publicidade.
    Dá aulas de Roteiro Avançado no curso de Rádio e TV da Faculdade Armando Álvares Penteado (Faap/SP), é palestrante profissional, especializada em redes sociais e twitter, é responsável pelo blog e as redes sociais do Skipe Brasil e é gerente de Criação e Produto do portal R7, da Rede Record, onde também apresenta o quadro de tecnologia Rosana InDica e mantém o blog Querido Leitor, há mais de uma década na web. Encontra tempo, ainda, para ser jurada nas premiações do The Bobs, da Deutsche Welle, e do iEmmys, colunista dos blogs Inspiração Coletiva, da Brastemp, e do YouPix, e convidada semanal do programa Nblogs e colunista de redes sociais do Jornal Record News, ambos na TV Record News.
    É autora dos livros Um passarinho me contou ? Relatos de uma viciada em Twitter (Panda Books, 2011); Presas na teia (Moderna, 2008) e O Livro das Piadas da Jovem Pan (L&A, 1995). É coautora do livro online Para Entender a Internet, organizado por Juliano Spyer, de Tudo o Que a Grande Mente Capta (Gente, 1993), com Isaac Efraim, e dos livros de crônicas Blônicas (Jaboticaba, 2005), Merreca Christmas (Matrix, 2005), Lições de Gramática Para Quem Gosta de Literatura (Panda Books, 2007) e Ser Mãe É Tudo de Bom (Matrix, 2008). Coordenou a edição do livro Maturidade Revista (Gente, 2003).
    O blog Prezado Leitor venceu o BOBs Award ? The Best of Blogs 2008, na categoria Melhor Weblog em Português, por votação popular e pelo júri internacional, e foi apontado como Melhor Blog Jornalístico 2006, pelo portal Imprensa. Rosana, por sua vez, recebeu o prêmio de Melhor Blogueira 2006. Recebeu, também, o prêmio regional do Festival do Minuto 2006, com o curtíssima-metragem O nome já diz.
    Atualizado em novembro de 2011.
    Fontes: