Ruy Fernando

    Ruy Fernando nasceu em Niterói, RJ; faz aniversário no dia 10 de junho. É bacharel em Comunicação Social, Jornalismo em desde 1982 pela Universidade Gama Filho/Rio. Em 2010 concluiu pós-graduação em Jornalismo Esportivo pelo Instituto de Gestão e Comunicação das Faculdades Integradas Hélio Alonso. (FACHA).

    Começou a carreira em 1980 estagiando na Rádio Roquete Pinto. Um ano depois ingressou no Jornalismo Esportivo, como repórter, e até 1983 integrou a Equipe de Esportes da Rádio Capital do Rio de Janeiro.

    Em 1984 migrou para o dial da pela rádio Tupi onde trabalhou por quatro anos, até 1987.

    Em 1988 foi o primeiro Assessor de Imprensa de um clube de futebol no Rio de Janeiro (Botafogo de Futebol e Regatas). Pioneirismo que ganhou força e passou a ser adotado pela maioria dos clubes esportivos.

    De 1989 até 2006 integrou a Equipe de Esportes do Garotinho Jose Carlos Araújo no Sistema Globo de Rádio (Rádio Globo, CBN, Rádio Eldorado) exercendo as funções de repórter, produtor, coordenador, âncora e narrador esportivo.

    Em 2007 e 2008 foi âncora e o primeiro narrador esportivo da Rádio Bandeirantes do Rio. Na sequência, em 2009 marcou sua passagem pelo dial, sintonizado da Rádio Manchete.

    No dia 28 de outubro de 2010, reestreou na Rádio Nacional, transmitindo o jogo entre Flamengo e Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro de Futebol daquele ano. Desde aquele momento tornou-se o narrador esportivo da emissora, onde segue apresentando o programa de esportes Bate-bola, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

    Acertou com a rádio Transamérica do Rio FM 103.1 MHz, para integrar a equipe de esportes do garotinho Jose Carlos Araújo. Passou a apresentar um programa de variedades: música e notícias esportivas. A partir de três de fevereiro de 2014, entrou no ar nas duas emissoras.

    Além de exercer a profissão de radialista, Ruy é coordenador da Pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte do IGEC/FACHA e Professor Titular da cadeira de Rádio da Pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte do IGEC/FACHA.

    Participou da cobertura de Mundiais de futebol, vôlei, basquete, futsal, Fórmula 1 e Fórmula Indy. Atuou em Pré-Olímpicos, PanAmericanos e Olimpíadas.

     

     

    Atualizado em janeiro/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fonte:

    Informações gentilmente conferidas pelo jornalista.

    http://blogdoradiocarioca.blogspot.com.br/2010/10/ruy-fernando-re-estreia-na-radio.html