Samy Adghirni

    Samy Leal Adghirni nasceu em 11 de junho de 1979, em Lyon (França). É jornalista formado pela Universidade Stendhal, de Grenoble (França), em 2001.
     
    Filho de marroquino com brasileira, a jornalista Zélia Leal Adghirni. Atuou em diversos veículos franceses, como as rádios France Internationale e BMF, a agência France Presse e a revista Trax Magazine (especializada em música eletrônica). Cobriu a Copa do Mundo de Futebol da França 1998 para a rádio Guaíba (RS), de Porto Alegre.
     
    No Brasil, escreveu para o caderno Mundo, foi setorista do Itamaraty e colunista de música eletrônica (Madrugada Beats) do Correio Braziliense (DF). Como repórter, cobriu conflitos da Primavera Árabe no Egito, na Líbia e na Tunísia, e fez reportagens no Marrocos, no Irã, no Iraque, no Iêmen, em Israel, na faixa de Gaza, na Cisjordânia, na Síria e na Jordânia, se especializando em assuntos do Oriente Médio e em política externa. Também escreveu reportagens diretamente dos Estados Unidos, da República Dominicana, do Equador, da Argentina e de países europeus.
     
    Desde o final de 2007, trabalha na Folha de S.Paulo (SP), onde é agora correspondente estrangeiro, com base em Teerã. Trata-se do primeiro jornalista brasileiro a ocupar o cargo no Irã, onde já esteve duas vezes como repórter. De lá, é responsável por acompanhar a política, a cultura e a sociedade iranianas, além de cobrir eventos em países vizinhos.
     
    Após quase três anos como primeiro correspondente brasileiro no Irã, o jornalista Samy Adghirni, da Folha de S.Paulo, lançou o livro Os Iranianos em julho de 2014, pela editora Contexto, no qual conta muito do que viveu e aprendeu naquele país tão peculiar e complexo. Além da imersão do autor na realidade social e cultural iraniana, a obra também trata de política, história, economia e artes, nela o brasileiro tenta desconstruir preconceitos sobre o Irã. 

     

    Um livro e um adeus: na época do lançamento assinou pela última vez sua coluna na Folha online.
     
     
    Atualizado em julho/2014 – Portal dos Jornalistas
    Fontes:
    Arquivo da Jornalistas & Cia.