Sergio Gwercman

    Sergio Gwercman é jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PucSP), em 2002.
     
    Foi estagiário e depois editor de Esportes Internacionais do programa Esporte Total, da Rede Bandeirantes de Televisão, onde começou a trabalhar em 1999. Saiu em 2001, depois de participar da cobertura dos Jogos Olímpicos de Sidney 2000. Atuou como repórter do portal Terra Networks, fazendo reportagens para as editorias de Cidades e Economia, entre 2001 e 2003.
     
    Participou da equipe que lançou a revista Ocas”, em julho de 2002, em São Paulo e no Rio de Janeiro, produzida por voluntários e vendida por pessoas em situação de risco social, tornando-as reconhecidas como indivíduos e como os próprios agentes da sua transformação. Foi subeditor da publicação até o final de 2003.
     
    A partir de fevereiro de 2004, começou a trabalhar na Editora Abril, depois de fazer o Curso Abril de Jornalismo, período em que teve a oportunidade de atuar como repórter e editor da revista Alfa. Mas seu destino acabou sendo a revista Superinteressante, da onde foi repórter, editor, redator-chefe e diretor de Redação. Venceu em 2005, o Prêmio Cidadania em Respeito À Diversidade, na categoria Especial, promovido pela Associação do Orgulho GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros), pela matéria de capa da edição de julho de 2004 da Superinteressante, Casamento Gay.
     
    Chegou ao cargo de direção da revista em 2007, quando se tornou responsável por toda produção editorial e por sua integração com plataformas digitais. Em 2011, venceu o Prêmio Abril de Jornalismo, na categoria Vídeo Online, com o programa O tempo que se perde perdendo tempo, do site da Superinteressante, como parte da equipe composta por Adriano Sambugaro, Bruna Carvalho, Bruno Xavier, Emiliano Urbim, João Kowacs, João Vitor Leal, Lívia Aguiar, Nara Gisela, Nati Canto e Olavo Costa.
     
    Fechou a edição que comemorou os 25 anos da Superinteressante e em agosto de 2012 migrou novamente para a Alfa, passando depois, em 2013, para a Quatro Rodas, sempre como diretor de Redação. Em fevereiro de 2016 assumiu a direção editorial de Estilo de Vida da Editora Abril, que engloba marcas como Quatro Rodas, Superinteressante, Guia do Estudante, Viagem e Turismo, Saúde, Vip e Placar entre outras.
     
    Adora polêmicas de mesa de bar.
     
     
    Atualizado em Setembro de 2012 – Portal dos Jornalistas
     
    Fontes:
    J&Cia – Edição 861
    Arquivo da Jornalistas & Cia