Simone Magno

    Simone Magno nasceu no Rio de Janeiro (RJ), no dia 7 de outubro. É jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PucRJ) em 1988, com pós-graduação em Gestão de Publicações pela Fundação Getulio Vargas (FGV/RJ) em 2011.
     
    Iniciou a carreira em 1986, estagiando na rádio Jornal do Brasil (RJ). Passou pelas redações dos jornais A Gazeta (ES) e Jornal do Brasil (RJ) e da rádio Globo FM, além de editoras como a Bloch (RJ) e Ediouro (RJ).
     
    A partir de março de 2003, trabalhou na rádio CBN (RJ), onde foi responsável pelo boletim Tempo de Letras, no ar a partir de maio de 2007, dentro dos programas CBN Noite Total e Revista CBN. Editou, também, a versão online do Tempo de Letras, alocada no portal Globo.com. Ao lado de Vanessa Mazzari, Martha Arruda e Matheus Carrera, manteve o blog Bom Programa, onde publicava dicas sobre a vida cultural do Rio de Janeiro. 
     
    Por mais de 12 anos foi responsável também pela cobertura de eventos literários. Produziu programas como o CBN Total, CBN Rio e CBN Madrugada. Fez mediação do CBN na Travessa e editou O Globo no Ar. Foi redatora do Repórter CBN e chefiou a reportagem interinamente. Deixou a emissora em julho de 2015.
     
    É autora do livro de contos A Lua Depois do Gravador (Grua Livros, 2010), outro de poesia, Avelã Pirata (Achiamé, 1988/2ª edição pela KBR, 2011, disponível também em e-book), e do infantil O Menino Que Não Gostava de Comer (Oficina Raquel, 2016), com ilustrações de Cisko Diz. Além disso, integra as antologias Brasil-Haiti: 101 histórias, uma esperança (com o conto Voo Sobre a Cidade, Garimpo, 2010) e Antologia da Nova Poesia Brasileira (Hipocampo/Rioarte, 1992).
     
    Lançou, em agosto de 2015, o Blog da Simone Magno, alocado na plataforma WordPress, onde publica conteúdo jornalístico sobre Literatura e mercado de livros. Em setembro, atuou como mediadora em debates da Bienal Internacional do Livro do Rio 2015.
     
    Faz parte do júri do Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira.
     
     
    Atualizado em outubro de 2016
     
    Fontes:

     

    Sua carreira teve início quando era estagiária na rádio Jornal do Brasil.