Thomaz Souto Corrêa

    Thomaz Souto Corrêa é paulista de Mirassol, desde 2003 é vice-presidente do Conselho Editorial e consultor em questões editoriais do Grupo Abril, onde trabalhou durante 50 anos tendo participado do desenvolvimento, do lançamento e da reformulação de inúmeras revistas., a maior parte dos quais no Grupo Abril.

    Antes de seguir para a trajetória na Abril foi redator internacional no Estadão. Thomaz tem passagens por Veja, Realidade, Nova e Cláudia; e, é membro do Conselho de Administração, VP do Conselho Editorial e Consultor para Revistas do Grupo Abril.

    Participou do desenvolvimento, do lançamento e da reformulação de inúmeras revistas da Editora Abril. Foi o primeiro presidente latino-americano do Conselho Diretor da Fédération Internationale de la Presse Périodique (FIPP), que reúne editores de revistas de todo o mundo. É também diretor do Innovation — International Media Consulting Group.

    Serviu dois mandatos como presidente da ANER — Associação Nacional de Editores de Revistas, nas gestões 1992/1994 e de 1994/1996. É presidente da Comissão Editorial da ANER e membro do Conselho Superior formado por ex-presidentes da entidade.

    Em 1974 fez um curso de Administração de Negócios de 6 meses no IMD, na Suíça.

    É palestrante em vários eventos jornalísticos em seminários, congressos e professor em cursos de jornalismo, como no Curso Abril de Jornalismo 2012 durante o qual lançou a edição A arte do perfil.

    Um dos mais importantes editores de revista do país, Thomaz resume a história das revistas em cinco partes. Afirma ter contado essa história das revistas desde 1986, em congressos, seminários, aulas no Curso Abril de Jornalismo.

    Sempre que pôde, Thomaz uniu sua atividade profissional a um dos prazeres que cultiva: a gastronomia. Nesta área assinou alguns títulos.

    É autor do livro Jun Sakamoto – O Virtuose do Sushi lançado pela editora BEI em janeiro de 2008. O livro conta a história de vida do sushiman Jun com bom humor, ao lado de fatos interessantes sobre a cultura e a culinária do Japão. O livro traz algumas das receitas mais conceituadas de Sakamoto, acompanhadas das fotos de Cristiano Mascaro que trazem para as páginas cidades japonesas – que Jun visitou durante a feitura da obra – enquanto Andreas Heininger retratou os pratos preparados pelo sushiman.

    Lançou também Em Arc o marciano (selo A Girafa), que conta a história de um alienígena que de 1999 a 2003, visitou as páginas da revista Veja, sem entender os acontecimentos Arc, consegue tirar suas dúvidas com um ouvinte que encontrou.

    Em A cozinheira e o guloso Thomaz com Mazzo França Pinto volta ao reino do paladar e apresenta lembranças em textos cheios de humor e elegância, complementados por receitas criadas por Mazzô: pratos fartos, de sofisticada simplicidade.

     

     

    Atualizado em julho/2013 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://www.institutounibanco.org.br/membros-governanca/thomaz-souto-correa-netto

    http://arquivobr.blogspot.com.br/2007/08/breve-histria-das-revistas-em-cinco.html

    http://aner.org.br/institucional/conselho-superior/

    http://aner.org.br/eventos/ibero-2014/

    http://www.apicius.com.br/produtos