Vandeck Santiago

    Nascido em Pesqueira, no Pernambuco Vandeck Santiago é bacharel em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, em 1986. Fez Pós-graduação em História e Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco – Unicap, concluída 2012.

    Começou a carreira antes de se formar em jornalismo, em 1985, no Diário de Pernambuco. Passou por publicações de abrangência nacional. Já trabalhou na Folha de S.Paulo e na Veja. Avalia na entrevista que concedeu Portal Imprensa, que “foi o padrão de exigência desses veículos, que contribuiu para que, em 2001, ele voltasse para o Diário de Pernambuco com bagagem para pensar coisas maiores”.

    O início da trajetória de repórter especial começou em 2004, com a matéria publicada em um caderno especial sobre os 40 anos do Golpe Militar. Para abordar o assunto partiu do movimento local Liga Camponesa para analisar a perspectiva do golpe. O caderno foi o único sobre o golpe que ganhou prêmio. Depois disso, o jornal começou a investir para valer nos especiais.

    Veio então uma sequência de cadernos especiais que apresentaram as histórias de Francisco Julião, Joaquim Nabuco, Josué de Castro, entre outros. Alguns especiais viraram livros, como Josué de Castro – o gênio silenciado e Francisco Julião e as Ligas Camponesas.

    Até 2011 Santiago colecionou em seu currículo 11 premiações, entre elas Esso e Embratel.

    O Prêmio Esso Regional Nordeste recebeu em 2004 pela matéria Francisco Julião, as ligas e o golpe militar de 1964, publicada no jornal Diário de Pernambuco.

    A matéria O nordeste depois de Lula, de Vandeck, publicada pelo jornal Diário de Pernambuco foi Prêmio Imprensa Embratel 2011, Regional Nordeste.

    Fez parte da comissão julgadora do Prêmio Cristina Tavares, em 2004, e ganhou o prêmio principal. Foi uma situação delicada. Na entrevista ao Portal Imprensa ele aborda a passagem e diz: “eu quase que apanho do pessoal do jornal concorrente”.

    Entre os jornalistas mais premiados do Brasil pela pontuação obtida em todos os prêmios que recebeu Santiago atingiu a marca de 290 pontos no ranking nacional e foi classificado em 25º lugar.

    As estratégias para conseguir produzir todos os ângulos de um assunto abordados Santiago o que precisou fazer em uma matéria sobre hanseníase. Ao levantar o assunto viu que o maior especialista era japonês. Foi atrás e conseguiu fazer uma entrevista com ele por telefone, via tradução simultânea. “Até por carta, contou ele ao Portal, eu já fiz entrevista. Foi em 2005. Eu estava com dificuldade para entrevistar um historiador carioca, após várias tentativas, decidi mandar uma carta. Demorou, mas eu recebi… Tenho ela até hoje”.

    Vandeck Santiago completa 30 anos de jornalismo em 2016. É repórter especial do Diário de Pernambuco e tem no currículo vitórias no Esso (Regional Nordeste, em 2004), Embratel (Jornalismo Cultural, em 2005 e 2006), e BNB de Jornalismo (em 2004, 2010 e 2011), além de dois prêmios Cristina Tavares de Jornalismo, em 2006 e 2007. Ele está há 15 anos no jornal e antes passou pelas sucursais de Veja, Folha de S.Paulo e JB.

    Na trajetória do jornalismo está sempre presente na tabulação do Ranking J&Cia dos jornalistas mais vitoriosos de todos os tempos. Em janeiro de 2012 colecionava 250 pontos e fazia parte da lista dos 200 mais na 41ª posição.

    Entre os mais vitoriosos de todos os tempos – Região Nordeste, em 2013, com 290 pontos, garantiu sua presença no elenco divulgado em janeiro.

    Conquistou em maio de 2013 o Prêmio Imprensa Embratel ao lado Silvia Bessa com a reportagem Nordeste em rede publicada pelo Diário de Pernambuco

    Em janeiro de 2014 na divulgação dos ‘Mais vitoriosos de todos os tempos – Região Nordeste’, entre os dez primeiros classificados, lá estava Vandeck Santiago, do Diário de Pernambuco, com 272,5 pontos, gerados por nove premiações: um Esso, três Embratel, três Cristina Tavares e dois BNB.

    E em janeiro de 2015 Vandeck confirmou-se no rol dos ‘Mais vitoriosos’ Região Nordeste pelo Diário de Pernambuco.

    Foi eleito entre os ‘+ admirados jornalistas brasileiros’ em novembro 2015, além de votado na classificação nacional é presença entre os 10 mais ‘admirados’ da Regional Nordeste. A eleição é realizada por Jornalistas&Cia em parceira com a Maxpress.

     

     

    Atualizado em novembro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/em-ranking-j-cia-todos-os-tempos-em-regiao%C2%A0nordeste-demitri-tulio-cea

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/os-mais-vitoriosos-todos-os-tempos-regiao-nordeste-25420151055

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/em-premio-imprensa-embratel-em-divulga-vencedores

    http://br.linkedin.com/pub/vandeck-santiago/59/a8a/513

    http://portalimprensa.uol.com.br/noticias/brasil/44902/

    http://acertodecontas.blog.br/economia/sobre-o-livro-josue-de-castro-o-genio-silenciado-de-vandeck-santiago/

    http://www.caotico.com.br/josue-de-castro-o-genio-silenciado/