Vinicius Mota

    Vinicius Mota é bacharel em Ciências Sociais e Sociologia pela Unicamp – Universidade Estadual de Campinas (SP), formação concluída em 1994. Concluiu mestrado em Sociologia Universidade São Paulo (USP/SP).

    Mota entrou na Folha em 1998 como trainee. Em 2000, passou para a reportagem. Entre janeiro de 2006 e janeiro de 2010 foi Editor de Opinião na Folha. Quatro anos depois assumiu o posto de secretário-assistente de Redação. Passou a Secretário de Redação da Folha de S.Paulo, cargo em que permanece.

    Vinicius Mota escreve às segundas-feiras na coluna São Paulo da Folha Press. A página é publicada no caderno Poder da Folha de segunda-feira a domingo e transmitida a partir das 19h30 do dia anterior. Durante a semana também fazem parte Hélio Schwartsman, jornalista, ex-editor do caderno Mundo da Folha, escreve às terças, quartas, sextas, sábados e domingos; e Rogério Gentile, secretário de Redação da área de Edição da Folha, escreve às quintas-feiras.

    Dezembro de 2014 a Folha recebeu o prêmio de veículo mais premiado do ano. Várias premiações garantiram a classificação, mas o grande reconhecimento viria mesmo com um trabalho que levou dez meses para ficar pronto, um projeto começou a ser desenhado um ano antes do trabalho de campo, sob a coordenação de Marcelo Leite e Vinicius Mota.

    O especial multimídia A batalha de Belo Monte, envolveu 19 profissionais de diferentes editorias do jornal e recebeu cinco prêmios, o que lhe conferiu o título da reportagem mais premiada do ano. Foram eles os Grandes Prêmios Folha, Libero Badaró e CNI, e os internacionais SIP (Cobertura Multimídia) e Wash Media Awards (Água e Energia).

    Em fevereiro de 2015 Vinicius fez parte das duas comissões internas formadas que cuidar da inovação e do novo Manual de Redação Folha de S.Paulo. Ambas reportando-se a Vinicius Mota e ao outro secretário de Redação Rogério Gentile e ao editor executivo Sérgio Dávila.

    A previsão, na época do início do trabalho, era que o novo manual estivesse pronto a tempo do aniversário de 95 anos da Folha, a ser comemorado em 2016.

    Atualizado em março/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://br.linkedin.com/in/vinicius-mota-15b6a933

    https://twitter.com/vinimotacg

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/dimmi-amora-no-lugar-certo-na-hora-certa

    http://folhapress.folha.com.br/paginas/galerias/colunistas/viniciusmota/index.shtml

    http://tc.batepapo.uol.com.br/convidados/arquivo/politica/vinicius-mota-jornalista.jhtm