APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Lino Bocchini

Lino Bocchini

Editor de mídia online da revista Carta Capital, foi editor de economia do jornal Folha da Tarde e redator chefe da revista Trip.

Lino Ito Bocchini nasceu no dia 25 de fevereiro de 1974 no Estado de São Paulo. Chegou a cursar três semestres de Economia na Universidade Estadual Paulista (UNESP), mas se formou em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), em 2000.

Começou a carreira em 1994 como assessor de imprensa da Livraria da Vila, em São Paulo. Em seguida, atuou nos jornais populares do grupo Folha. Primeiro na Folha da Tarde, onde permaneceu de 1995 até 1998 e exerceu as funções de repórter, editor-assistente e editor de economia. Com a extinção do jornal e a criação do Agora SP, foi editor de geral e coordenava toda a equipe de repórteres da publicação. 

Em 2000 ingressou na Editora Abril, onde, sob coordenação de Matinas Suzuki Jr., participou do movimento de recriação da revista Pop, publicação de música popular-comercial brasileira que havia sido editada pela Abril nos anos 1970. A direção da editora acabou decidindo por não relançar a publicação, mas o processo todo envolveu a produção de duas edições completas, nas quais foi redator-chefe.

Foi ainda, editor de revistas customizadas na Trip Editora, antes de entrar na Prefeitura de São Paulo, para fazer análise de mídia para o governo Marta Suplicy. Também coordenou a equipe de imprensa da então candidata a reeleição em 2004 e, após esse período na política, foi freelancer das revistas Terra, Tam, Trip e Revista da Folha, antes de fixar-se na editora Trip, em 2007.

Na editora, atuou como diretor de redação das revistas Izzo (publicação da importadora de motos de mesmo nome), Send (da empresa de negócios de mesmo nome) e Dufry (mantenedora dos chamados "free shops" dos aeroportos brasileiros).

Em 2010 assumiu como redator-chefe da revista Trip, principal publicação da editora. Permaneceu por três anos como responsável por chefiar a equipe de repórteres, editores, designers, produtores e colaboradores da revista. Nesse período, a Trip ganhou seus dois primeiros prêmios Esso (categoria criação gráfica) e foram lançadas edições marcantes, como o especial Diversidade Sexual (com o primeiro beijo gay da história das revistas brasileiras na capa), e a capa com a entrevista que fez com Julian Assange, a primeira para um veículo brasileiro.

Mantém o blog Desculpe a Nossa Falha criado após ser obrigado pela Justiça a fechar o site de paródia Falha de S. Paulo, em outubro de 2010. Está anda envolvido em iniciativas ligadas à busca por uma comunicação mais plural.

Desde março de 2013, é editor de midia on-line da Carta Capital, coordenando a equipe que cuida de todo material virtual da revista.

 

 

Atualizado em maio/2013 - Portal dos Jornalistas

Fonte: Informações fornecidas pelo jornalistas

http://br.linkedin.com/pub/lino-bocchini/64/23/923

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)