APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Lira Neto

Lira Neto

Começou a carreira como revisor. Dedicou-se a escrever biografias de nomes famosos. Entre elas estão as de Padre Cícero, Maysa, José de Alencar, Castello Branco e Getúlio Vargas

Lira Neto nasceu em Fortaleza (CE), em 1963. Fez o ensino médio na antiga Escola Técnica Federal do Ceará, atual Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (Cefet/CE), onde cursou Estradas e obteve o diploma de técnico em Topografia. Porém, nunca exerceu a profissão.

Antes de dedicar-se ao Jornalismo, trabalhou como professor de História, Redação e Literatura em vários colégios de Fortaleza. Cursou Filosofia na Faculdade de Filosofia de Fortaleza, Letras na Universidade Estadual do Ceará e Jornalismo na Universidade Federal do Ceará.

Começou a carreira jornalística como revisor do Diário do Nordeste (CE) e, posteriormente, transferiu-se para o jornal O Povo (CE), onde foi repórter especial, editor de Cultura e ombudsman – experiência que descreveu no livro A Herança de Sísifo (Demócrito Rocha, 2000). No início dos anos 90, ainda em Fortaleza, destacou-se como um dos principais nomes da chamada Poesia Marginal do Ceará. São desta época uma série de folhetos xerocados e mimeografados de sua autoria, como Gamões & Fliperamas, Roteiro dos Círculos e Girassol Marginal.

Radicado na cidade de São Paulo (SP), tem artigos, entrevistas e reportagens publicados em alguns dos principais jornais e revistas do Brasil. Escreveu as biografias Castello – A Marcha para a Ditadura (Contexto, 2004), O Inimigo do Rei – Uma Biografia de José de Alencar (Globo, 2006), Maysa – Só Numa Multidão de Amores (Globo, 2007) e Padre Cícero – Poder, Fé e Guerra no Sertão (Companhia das Letras, 2009).

Um dos seus principais título é Getúlio, 1882-1930 – Dos Anos de Formação à Conquista (Companhia das Letras, 2012) que ficou em segundo lugar na semana de lançamento, entre os livros mais vendidos da categoria de não ficção – recebeu a mesma classificação nas listas da Veja, Folha e Estadão. Um dos mais controvertidos personagens da história da política brasileira, Getúlio Vargas ainda terá mais dois volumes da saga que Lira Neto pretende concluir até 2013. Sustenta que será a primeira biografia "moderna", ou "jornalística" do político.

Mantém um site que traz o seu próprio nome, página pessoal onde atualiza as informações sobre os seus livros, repercussões e o mercado editorial como um todo, com dicas de feiras e novos lançamentos.
 

Atualizado em Setembro/2012 – Portal dos Jornalistas
Fontes:
Folheto do II Salão Nacional do Jornalista Escritor/2012

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)