APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Lorena Tárcia

Lorena Tárcia

Especialista em novas tecnologias em comunicação com ênfase em convergência de mídias: a comunicação organizacional. É professora universitária no tema. Passou pela rádio Globo e TV Globo Minas.

Lorena Peret Teixeira Tárcia assina Lorena Tárcia, jornalista graduada em 1987 pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, é especialista em Novas Tecnologias em Comunicação, em 2001, pela Unicentro UniBH. Fez pós-graduação em Marketing, Publicidade e Relações Públicas na Inglaterra. É Mestre em Educação, desde 2007, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais,  PUC/Minas.

Lorena é formada em Convergência de Mídias pelo projeto IfraNewsplex da Universidade da Carolina do Sul, EUA e fez doutorado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, com ênfase em Narrativas Transmídia no Jornalismo, em 2011.

Ex-coordenadora do curso de Jornalismo do Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH. Atualmente, professora de Jornalismo Online e coordenadora do laboratório de Convergência de Mídias. Integra o grupo de pesquisa Tecnologias Digitais e Educação da PUC Minas e atua como formadora do Programa Um Computador por Aluno (UCA) do Governo Federal. Pesquisadora do Centro de Convergência em Novas Mídias, UFMG.

Tem experiência na área de comunicação, com ênfase em convergência, Internet, rádio, televisão e comunicação organizacional, multimídia e educação.

Atua no jornalismo paralelamente às suas demais funções. Entre 1987 e 1988 foi repórter do Sistema Globo de Rádio.

De 1989 a 1994 foi chefe de reportagem, na Rede Globo de Televisão, TV Globo Minas. Foi revisora de periódico de 1996 a 1999 da revista Passo a Passo.

Atua desde 2012 no Jornal Daqui no Programa de jornalismo hiperlocal, convergente e participativo, baseado na TV Universitária do Centro Universitário, com os alunos de graduação.

Além das várias vezes que foi homenageada e convidada a ser paraninfa da turma dos formandos, o que considera um prêmio, recebeu outros: ganhou em 2007 outro prêmio Expocom.como a 3a Melhor Revista Digital para Union Revista Digital de Cinema, categoria Jornalismo, Expocom Sudeste. Em 2011 foi Primeiro lugar da Expocom Sudeste Categoria Programa de TV, Intercom. Em 2012 recebeu Prêmio Rumos Itaú Jornalismo Cultural 2012, Itaú Cultural.

Entre os livros publicados ou organizados por Lorena estão as edições Educação online: conceitos, metodologias, ferramentas e aplicações, em 2012; Mapeamento dos Programas de Treinamento nas Empresas, pela. editora São Paulo: Itaú Cultural, 2012.

Assina capítulos nos livros Narrativa jornalística transmídia: considerações sobre o prefixo trans publicado Editora Insular, 2012 e o título: Teaching journalism in times of media convergence and Web 2.0, em 2009.

Mantém o blog Online (acesso, abaixo) com estudos e curiosidades sobre JOL, (Jornalismo online), comunicação, convergência de mídias e educação. Abre entrevistas em web TV com especialistas sobre a temática.

 

 

Atualizado em maio/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://online.blogspot.com.br/

http://lattes.cnpq.br/6726147601924939

 

 

 

 

 

:

 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)