Lourival Sant’Anna

    Lourival Sant'Anna é nascido em Goiânia (GO). Graduou-se em Jornalismo em 1986, pela Universidade Federal de Goiás (UFG/GO). Entre 1987 e 1989, completou os créditos de mestrado em Filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs/RS) e na Universidade de São Paulo (USP/SP), sobre o filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804), não chegando a defender a monografia. Fez mestrado em Jornalismo na USP, entre 2004 e 2007.
     
    Iniciou a carreira em 1989, como repórter na Agência Folhas. Ingressou no jornal O Estado de S.Paulo em 1990, como redator de Internacional. Em 1993, transferiu-se para Londres, para trabalhar no Serviço Brasileiro da BBC. Ficou na empresa durante dois anos, atuando também como correspondente do Estadão.
     
    Voltou a São Paulo em 1995, assumindo o cargo de editorialista de O Estado de S.Paulo. Três anos depois, no início de 1998, tornou-se repórter especial, permanecendo no cargo até o início do ano 2000, quando assumiu as funções de editor-chefe do jornal. No início de 2001, reassumiu a função de repórter especial.
     
    Durante a carreira, cobriu conflitos na Irlanda do Norte, Colômbia, Palestina, Afeganistão, Iraque, Líbano, Kosovo e Geórgia, entre outros países. Escreveu sobre o terremoto do Haiti, em 2010, e a Primavera Árabe no Egito, em 2011, além de eleições, crises e grandes eventos internacionais em mais de 40 países, incluindo todos os da América do Sul, com exceção da Guiana Francesa. Realizou também reportagens especiais no Brasil sobre Política, Economia, Educação, Saúde, Temas Indígenas, Reforma Agrária etc.
     
    É autor de dois livros: Viagem ao Mundo dos Taleban (Geração Editorial, 2002) e O Destino do Jornal (Editora Record, 2008). O primeiro fala sobre o cotidiano do Afeganistão e o segundo, originalmente uma tese de mestrado, aborda os três principais jornais impressos do Brasil: O Estado de S.Paulo, O Globo e Folha de S.Paulo.
     
    Lourival Sant’Anna estreou no domingo, 10 de abril de 2016, blog e coluna Enviado especial no jornal O Estado de S.Paulo, na sessão Internacional. Sob o título Mundo Grande o post de apresentação convida “Este blog é um convite para novas viagens — embaladas na lembrança de todas as outras, que trazemos na mochila”. E faz também uma retrospectiva sobre as andanças dele pelo mundo “Caro(a) leitor(a) Nas duas últimas décadas e meia, andei por 60 países — e por cada canto remoto do Brasil. Tem sido uma busca solitária e insana, de saciar a insaciável curiosidade, de transmitir a experiência inexprimível. Quem, para mim, melhor a definiu foi Drummond: “Tu sabes como é grande o mundo. Conheces os navios que levam petróleo e livros, carne e algodão. Viste as diferentes cores dos homens, as diferentes dores dos homens. Sabes como é difícil sofrer tudo isso, amontoar tudo isso num só peito de homem… sem que ele estale”.
     
     
    Atualizado em Abril/2016 – Portal dos Jornalistas
    Fonte: