APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Lucas Bataglin

Lucas Bataglin

Jornalista formado pela USP, possui muitos anos de experiência em telejornalismo, trabalhou na TV Bandeirantes, na TV Cultura e está na TV Globo desde 1980. Na emissora é chefe de reportagem do programa Globo Rural.

Luis Carlos Bataglin virou Lucas Bataglin desde que começou a trabalhar como jornalista. Nasceu em São Paulo (SP), faz aniversário no dia 27 de julho. Fez um ano do curso de Geografia pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e resolveu sair do país para estudar na Europa, mas acabou viajando e trabalhando onde dava por dois anos e meio.

De volta ao Brasil em 1973 resolveu fazer um curso de Guia de museu, e foi chamado pelo Museu do Ipiranga. Não ficou. Explicou ao Memória Globo porque saiu: “porque as exigências eram muito altas e o salário, muito baixo”.

Decidiu, então, prestar vestibular para a Escola de Comunicações da USP, pensando em fazer música. No dia em que prestou o exame, no entanto, conseguiu um emprego de jornalista. Assim, antes de entrar na faculdade, começou a trabalhar e, em vez de fazer música, acabou indo para o jornalismo, curso em que se formou, também na ECA, em 1978. Não se sabe o que a música perdeu, mas o jornalismo com certeza ganhou um profissional entusiasmado.

Iniciou no jornalismo 1974 como repórter na empresa Clack Música e Espetáculos.  No mesmo ano foi para a TV Bandeirantes trabalhar no departamento de pesquisas. A empresa prestava serviços de comunicação à TV Bandeirantes. Fazia toda a parte de divulgação dos programas da emissora: filmes, shows, espetáculos e jornalismo. Depois entrou de fato na TV Bandeirantes, já no departamento de jornalismo, como pesquisador, embora tivesse uma função de jornalista.

Ficou na Bandeirantes até 1977 e passou a trabalhar simultaneamente na TV Cultura como repórter. Em 1979, foi para a Globo e fez parte da equipe que fez o primeiro Bom Dia São Paulo. Ficou no programa por seis meses, como editor. Também trabalhou no departamento de jornalismo da USP.

Voltou para a TV Cultura, onde por três anos fez os programas Hora da Notícia e Hora da Notícia – Reportagem, repórter e de editor. Contou ao Memória Globo que ficou lá “até ser demitido quando Paulo Maluf se tornou governador”, (gestão 1979/82).

No dia seguinte, já estava na reportagem do Globo Rural. No programa começou como repórter, em 1980, passou a editor e, em seguida, a chefe de reportagem.

A primeira matéria de Bataglin no Globo Rural foi sobre a colheita do café. As reportagens do Globo Rural eram de serviços ou técnicas.

Ao relembrar as matérias produzidas, destacou no primeiro ano do programa a reportagem sobre um novo capim de melhor crescimento e que permitia a criação de mais animais por hectare. O número de cartas foi tão grande que a instituição responsável precisou de muitos caminhões para transportar as mudas pedidas pelos telespectadores.

No terceiro para o quarto ano, houve uma crise e abastecimento de trigo no Brasil, então, contou Bataglin, “resolvemos fazer uma série de reportagens com receitas à base de milho ou mandioca. Fizemos umas oito receitas e todo domingo ia uma para o ar. Também houve tanta carta que os Correios tiveram que contratar mais gente. Foram mais de 80 mil cartas pedindo os folhetos dessas receitas”.

Outra reportagem de grande repercussão foi sobre uma frutinha nova: a acerola. Um pesquisador na Universidade Federal de Pernambuco havia testado em Recife a novidade. Lá vieram pedidos de semente.

Entre as reportagens que marcaram a história do programa: a série sobre os tropeiros e a série sobre a boiada, estão no site Memória da Globo.

Em 2016 segue na TV Globo, onde desde 2008 é chefe de reportagem no Globo Rural.

 

 

Atualizado em maio/2016 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

[Depoimento concedido ao Memória Globo por Lucas Bataglin em 31/01/2007.] http://memoriaglobo.globo.com/perfis/talentos/lucas-bataglin.htm

Informações iniciais conferidas pelo próprio jornalista.

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)