APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Lucia Müzell

Lucia Müzell

Repórter da radio France International, RFI, em Paris/França, é correspondente e comentarista freelance da GloboNews. Trabalhou como correspondente freelance para o portal Terra e revista Nova Escola, da Abril. Antes passou por jornal Zero Hora.

Lucia Müzell nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, mora em Paris. É bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, de 2000 a 2004. Estudou Ciência política na Université Paris 1 - Panthéon Sorbonne, Master's degree, Sciences politiques, de 2007 a 2009.

No início da trajetória na imprensa trabalhou no jornal Zero Hora por dois anos, de abril de 2005 a março de 2007.

Já na França, em fevereiro de 2007, foi correspondente freelance do portal Terra. Cobriu os assuntos internacionais de Paris e região por mais de seis anos, até maio de 2013.

Trabalha na Radio France International, RFI, desde julho de 2009. A RFI é uma rádio pública que transmite programas para o mundo todo. De acordo com as informações do site é a primeira rádio francesa de informação internacional que fica no ar 24 horas por dia. Os programas em francês e em outros idiomas, são elaborados nas redações parisienses e nas afiliadas da RFI no exterior. Possui 10 escritórios permanentes no exterior. Contabiliza 35,6 milhões de ouvintes no mundo, 4 milhões de visitas no portal da emissora, produz 393 horas semanais de programas. Os noticiários da RFI são transmitidos por 170 difusoras em 74 países ondas curtas, ondas médias, cabo e internet, com o suporte de 30 satélites que cobrem os 5 continentes.

Lúcia Muzell é correspondente e comentarista freelance para os jornais de GloboNews desde outubro de 2013. Em 2014 comentou no Jornal da GloboNews, edição das 18h, a morte do diretor de cinema francês Alain Resnais. Em março trouxe para o GloboNews a informação sobre a descoberta de anéis em volta de um distante asteroide (o Chariklo) pelo Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês). O achado que envolve a participação e empenho de 12 astrônomos pesquisadores brasileiros razão pela qual os anéis receberam os apelidos Oiapoque e Chuí.

Madame Lúcia aparece na lista dos jornalistas brasileiros radicados na França, divulgada pelo Itamaraty, embaixada do Brasil na França.

Algumas reportagens assinadas por Lucia fazem parte da revista Nova Escola, da Editora Abril.

 

 

Atualizado em março/2014 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

novaescola@fvc.org.br

http://www.portugues.rfi.fr/auteur/lucia-muezell

https://twitter.com/luciamuzell

https://www.facebook.com/luciamjardim

http://paris.itamaraty.gov.br/fr/journalistes_bresiliens_en_france.xml

http://fr.linkedin.com/pub/l%C3%BAcia-m%C3%BCzell/90/b78/5a6?trk=pub-pbmap

http://regbit.blogspot.com.br/2013/11/meio-seculo-apos-o-assassinato-de.html

Os jornalistas que desejem ser incluídos nesta lista podem enviar os seus detalhes para site@bresil.org

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)