APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Lúcio Vaz

Lúcio Vaz

Experiente repórter político investigativo, escreve para o site Congresso em Foco. Cobre os Três Poderes há muitos anos, escreveu três livros e esteve presente na apuração de diversos escândalos da história recente do Brasil, como o Mensalão e a Máfia das Ambulâncias.

Lúcio Vaz é natural de São Gabriel (RS). É formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel/RS), onde iniciou a carreira, como fotógrafo e cinegrafista.
 
Estreou como repórter no Diário da Manhã (RS), em 1979, e atuou na sucursal do Correio do Povo (RS), ainda em Pelotas. Transferiu-se para Brasília em 1985, no começo da Nova República*, e começou a cobertura do Congresso Brasileiro como correspondente do Jornal do Commercio (RJ), passando ainda por O Globo (RJ) e Folha de S.Paulo (SP). Especializou-se pela cobertura do chamado baixo clero do Congresso – formado por parlamentares de pouca expressão política, alguns deles sedentos por cargos e verbas federais, entre outras vantagens.
 
Ainda trabalharia novamente por O Globo, como coordenador de Política, e, após uma passagem rápida pelo Estado de Minas (MG), chegou ao Correio Braziliense (DF), onde se destacaria nacional e internacionalmente, como na realização da série de reportagens sobre o escândalo da Máfia das Ambulâncias, que fazia parte das investigações da Operação Sanguessuga, empreendida pela Polícia Federal. A série foi agraciada com o Prêmio Barbosa Lima Sobrinho 2006, e o primeiro lugar no Prêmio Latino Americano de Reportagem Investigativa, do Instituto Prensa y Sociedad, do Peru, com apoio da Transparência Internacional.
 
Neste meio tempo, lançou o livro A Ética da Malandragem: No submundo do Congresso Nacional (Geração Editorial, 2005), onde denuncia os esquemas obscuros da Política, como compra de votos, aluguel de mandato, nepotismo, entre outros. Manteve, entre abril e outubro de 2008, um blog na versão online do Correio Braziliense, alocado no portal Dzaí. Voltou a trabalhar na sucursal brasiliense da Folha de S.Paulo, em 2011.
 
Lançou, então, os livros Simulação da Morte (Perspectiva, 2011) e Sanguessugas do Brasil (Geração Editorial, 2012), onde relata 12 escândalos nacionais, como o Mensalão, a Máfia dos Sanguessugas, desvios de verbas de infraestrutura, fraudes na distribuição de remédios, obras inacabadas, crimes ambientais e outros desmandos, além de uma radiografia dos lobistas em Brasília.
 
Em agosto de 2012, assumiu a assessoria de Imprensa da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe). Foi contratado, em fevereiro de 2017, pelo site Congresso em Foco, trabalhando como repórter investigativo.
 
 
Atualizado em fevereiro de 2017
 
Fontes:
 
(*) Período da história brasileira no qual o país volta a ser democrático, em 1985, com a escolha de Tancredo Neves (1910-1985) como presidente do Brasil, ainda por escolha indireta. Ponto final na ditadura militar.

 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)