APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Luís Leonel

Luís Leonel

Criador e editor da revista Investidor Institucional, começou suas atividades profissionais na área de jornalismo em 1979, tendo exercido desde então as funções de repórter e editor e em diversos jornais e revistas, tais como Folha de São Paulo, Jornal do Brasil, revista Exame, Gazeta Mercantil onde em duas passagens trabalhou por oito anos. Dirige a Newsletter Participações, focada no mercado de private equity, e Automotive News Brasil, voltada para o mercado de montadoras de veículos, autopeças e dealers.

Luís Leonel é formado em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, Facasper/SP.

No início da carreira trabalhou para Revista Agropecuária como repórter entre 1980 e 1981, em São Paulo. No mesmo ano passou à Revista Popular Science onde permaneceu por dois anos.

Em 1983 passou à reportagem da Folha de S.Paulo atuando na capital paulista. Durante três anos trabalhou na Gazeta Mercantil um dos jornais da área de economia mais conceituados da época. Ficou Gazeta até 1987 quando migrou para o Jornal do Brasil e na sequência passou a subeditor da Revista Exame, também especializada em economia.

Em 1989 retornou à Gazeta Mercantil para um novo período de cinco anos. Ficou na editoria do jornal até 1994, em São Paulo.

Em 1994 ele iniciou sua própria editora, a Sirius Comunicação, e desde então trabalha nela. Em janeiro de 1995 criou a revista Automotive News Brasil, parceria da Sirius com a Editora Crain. Em fevereiro de 2012 a revista passou a circular com o nome de Brasil Automotivo. Em entrevista à repórter Heloisa Valente, do Jornalista&Cia, Luís Leonel, diretor geral da Sirius, explicou na época que “a mudança foi adotada de comum acordo com a parceira estrangeira, que publica a Automotive News”.

O novo leiaute conservou o nome da Automotive News na capa pois o seu conteúdo continua sendo publicado com exclusividade pela Brasil Automotivo. "A mudança busca sintonizar a publicação brasileira com o momento vivido pela indústria automobilística nacional, o quarto maior mercado do mundo. A adoção do nome local reflete esse momento com as expansões de mercado, produção, redes de distribuição e gama de fornecedores de peças e componentes", afirmou Leonel.

Em 2015 segue como diretor e editor-chefe da revista Investidor Institucional, atinge a marca de 20 anos no mercado editorial brasileiro. “Isso deu certo”, confirma. A revista é dirigida para quem quer estar sempre bem informado sobre o que acontece no mundo dos fundos de pensão, regimes próprios de previdência, gestores de recursos e outros investidores profissionais.

Além da Investidor Institucional, Luís Leonel também dirige a Newsletter Participações, focada no mercado de private equity, e Automotive News Brasil, voltada para o mercado de montadoras de veículos, autopeças e dealers.

Em abril de 2015 Luís será um dos participantes do congresso da Abvcap, a ser realizado no Rio de Janeiro.

 

 

Atualizado em Janeiro/2015 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=286

https://br.linkedin.com/pub/luis-leonel/37/10/8ba

http://www.congressoabvcap.com.br/portugues/palestrantes_curriculo.aspx?id=112

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)