APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Luiz Alexandre Ventura

Luiz Alexandre Ventura

Acumula experiência em jornal, revista, rádio e internet. Atuou predominantemente nos segmentos de informática e tecnologia. Foi editor no portal do jornal O Estado de S.Paulo. Comanda o blog 'Vencer Limites' cujo foco são as informações para pessoas com deficiência.

Luiz Alexandre Ventura é jornalista formado pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), de Santos (SP), em 1997, e pós-graduado em Tecnologias da Informação pela  Faculdades Associadas de São Paulo (Fasp), de São Paulo (SP), em 2001. Enfrenta desde os 12 anos a Síndrome de Charcot-Marie-Tooth, doença hereditária e degenerativa que atinge o sistema nervoso periférico (braços e pernas). Já passou por três cirurgias corretivas e convive com algumas sequelas em pés e mãos, além de deformidades na coluna vertebral. Na adolescência, recebeu diagnósticos que o colocavam em uma cadeira de rodas, previsão que jamais se confirmou.
 
Um ano antes de formar, foi contratado como repórter pelo diário A Tribuna, de Santos, onde atuou em diversas editorias, como Informática, Geral, Política e Economia, além de ter sido editor no site do jornal. Mudou-se para a capital paulista e, entre o fim do ano 2000 e o início de 2004, atuou em assessoria de Imprensa pelas agências LVBA Comunicação e MVL Comunicação.
 
Retornou às redações em 2005 como repórter freelancer para as seções de Economia e Informática do jornal Diário do Comércio. Na mesma época também colaborou para as revistas Info Canal e Info Corporate, ambas da editora Abril. Foi contratado, em 2006, pelo Sistema Globo de Rádio, onde exerceu as funções de redator e locutor dos programas O Globo no Ar e Repórter CBN, além de editar o portal da CBN. Também foi produtor do Jornal da CBN, um dos principais da emissora, exibido de segunda a sexta-feira.
 
Transferiu-se em julho de 2011 para o jornal O Estado de S.Paulo, como editor na home do portal Estadão.com.br. Luiz Alexandre Souza Ventura deixou o Estadão em 14 de agosto de 2013 e passou a se dedicar exclusivamente ao blog Vencer Limites que, desde setembro de 2012, se destina a pessoas que, por serem “pessoas com deficiência são cidadãos especiais”, trata dos assuntos relacionados, além de informar o que O que você precisa saber sobre pessoas com deficiência . 
 
 
Atualizado em janeiro/2014 - Portal dos Jornalistas
Fontes:
 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)