Luiz Carlos Ferraz

    Luiz Carlos Ferraz nasceu em Santos (SP), em 15 de março de 1956. É formado em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação de Santos (Facos) e em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Também cursou extensão universitária em Comunicação Social pela Unisantos e em Lógica Formal, pela Unisanta.

     

    Ingressou na Faculdade de Comunicação de Santos em 1974 e passou a atuar no Centro de Pesquisas Aplicadas à Comunicação (Cepac). Em 1975, começou a escrever para o informativo O Arauto, da Cooperativa de Pesca Nipo Brasileira.

     

    Nesse mesmo ano, ingressou no jornal Cidade de Santos como estagiário e em janeiro de 1976 foi contratado como repórter. Ficou nessa função até maio de 1978.

     

    Entre maio e junho de 1978, trabalhou como repórter no São Vicente Jornal e no Jornal de São Vicente. Em seguida, foi contratado como repórter pelo Diário do Grande ABC, de Santo André, onde permaneceu até fevereiro de 1984.

     

    No período, foi repórter em várias editorias, pauteiro, chefe de reportagem da editoria Geral, repórter especial e editor de Polícia.

     

    Em março de 1984 participou da criação do jornal SobreRodas, em Santo André. Em junho do mesmo ano, fundou a Lazer & Comunicação Ltda., em Santos, que funcionou até maio de 1987 e editou o jornal O Bairro, a revista Lazer e o Jornal de Santos

     

    Entre julho de 1987 e até o final de 1989, atuou como assessor de imprensa e marketing da fábrica de skates H. Prol, com sede em Guarujá (SP). No início de 1990, em Santos, atuou como repórter do suplemento Marinha Mercante em Todo o Mundo, de O Estado de S. Paulo, cargo que exerceu até 1991.

     

    Em agosto de 1990 também passou a atuar como assessor de imprensa de empresas sediadas em Santos. Em dezembro desse ano, lançou comercialmente o jornal Perspectiva, tornando-se seu jornalista responsável e editor.

     

    Desde então, sempre desenvolveu múltiplas funções, quer seja como assessor de imprensa, quer seja como idealizador e editor de publicações empresariais dirigidas.

     

    Também assessorou políticos santistas e o Partido Verde nas eleições de 1996, 1998 e 2000.

     

    Em maio de 1998, fundou a Titan Comunicação Ltda., onde exerce até esta data o cargo de diretor-editor, responsável pelo jornal Perspectiva e por projetos na área da Comunicação Social que englobam revistas corporativas e assessoria de imprensa para empresas, entidades e políticos.

     

    Em 1998 escreveu o livro, ainda inédito, A magia do futebol brasileiro, na primeira pessoa, a partir de entrevistas com o professor Júlio Mazzeo, treinador de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé.

     

    Em 2010, escreveu o livro Pedras do caminho, o meu encontro no caminho de Santiago de Compostela,que ficou em processo de captação de recursos. Em março de 2013 lançou a edição no foyer do Teatro Guarany, no Centro Histórico de Santos. Parte da renda das vendas do livro é doada à Casa da Esperança, de Santos.

     

    Luiz Carlos Ferraz lançou em abril de 2014 o livro Pedras do Caminho II, Sentido do Perdão no Caminho de Santiago de Compostela, pela Titan Comunicação. Mais uma vez metade da renda do livro foi doada à Casa da Esperança de Santos, entidade mantida pelo Rotary Club Santos, que atende com excelência crianças e adolescentes portadores de paralisia cerebral.

     

    No segundo livro da trilogia Pedras do Caminho, Ferraz aprofundou a questão do perdão em meio a peregrinação a pé pelo Caminho Português, de O porto, em Portugal, até Santiago de Compostela, na Espanha, realizada durante o Ano Santo Compostelano, em 2010; o próximo Ano Jubilar acontecerá em 2021. De acordo com o autor, “todo peregrino que realiza o Caminho de Santiago em Ano Santo Compostelano, quando o Dia de Santiago – 25 de julho – é agraciado com Indulgência Plenária, ou seja, perdão dos pecados”.

     

    A trajetória completa de Luiz Carlos Ferraz está na 'Galeria' deste perfil. 

     

    Luiz Carlos Ferraz lançou no início de outubro de 2015,  dia de São Francisco, o livro Passos do Amor– A peregrinação de Francisco, de Assis a Santiago de Compostela que resgata a peregrinação de Francisco. Sobre o lançamento ele deixa uma mensagem: “Buen Camino!”

    A mística do Caminho de Santiago trilhada por Luiz Carlos está nos relatos e revelações sobre os Caminhos que levam a Santiago de Compostela, na Espanha, envolvendo as peregrinações do autor desde 2009. As obras estão registradas no Blog com Cebola, em www.blogcomcebola.zip.net , e editadas em quatro livros: três que compõem a trilogia Pedras do Caminho e o primeiro volume da série Descobrindo novos Caminhos, disponíveis na Realejo Livros, em Santos/SP, e pelo e-mail [email protected]

    Na obra ele revela a peregrinação de São Francisco de Assis, realizada há 800 anos, entre 1213 e 1215. Na escassez de documentos sobre a odisseia do poverello ao longo dos 2.500 quilômetros que separam (ou unem) as duas cidades santificadas, Ferraz recorre à tradição para compor a trajetória, refletindo sobre qual teria sido o itinerário de Francisco, adicionando recursos improváveis na Idade Média e, naturalmente, temperando com o conhecimento adquirido ao longo de suas cinco peregrinações a Santiago, que somam cerca de 2.000 quilômetros a pé!

     

     

     

     

    Atualizado em setembro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://www.pedrasdocaminhodesantiago.blogspot.com.br/

    http://www.jornalperspectiva.com.br/EdicaoImpressa/EdicaoImpressa.aspx?id_big